Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governador Sebastião Viana quer processar secretária de Justiça de SP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O chefe do Executivo acreano, governador Sebastião Viana (PT) vai processar a secretária Eloisa de Souza Arruda, da Justiça e Defesa da Cidadania do governo de São Paulo. A gestora teria o chamado de “coiote” após facilitar o deslocamento de imigrantes até o Estado sudestino. O fato vem gerando polêmica em todo o País.


“Não posso aceitar o chilique dessa senhora, essa violência verbal que revela uma pessoa despreparada”, disse o governador acreano à blog da Folha de São Paulo. “Ela não tem estatura pessoal nem política para ofender gratuitamente um governador de Estado que não cometeu nenhum erro. Entrarei com o processo na segunda-feira.”, destacou.

Anúncios


Como já noticiado pelo ac24horas, a secretária governo de São Paulo, ameaçou acionar o Estado do Acre na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O órgão faz parte da estrutura da Organização dos Estados americanos (OEA).


Vale lembrar que a chefe da Secretaria de Justiça de São Paulo já veiculou nota afirmando que o governo do Acre foi “irresponsável e inconsequente”, quando encaminhou, sem prévio planejamento, para àquele Estado, centenas de imigrantes. Ela classifica que a ação da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Acre é “desarticulada”.


Ontem, em entrevistas ao canal fechado Globo News, Nilson Mourão, secretário de direitos Humanos do Acre afirmou que o governo acreano não está mandando ninguém para outros Estados, pois o governo do Acre não é dono dos imigrantes.


Sobre os abrigos da fronteira, que foram fechados, Mourão afirmou que a decisão de deu por conta da falta de estrutura sanitária e física proporcionadas pelo local. Contudo, ele reafirmou a abertura de um novo abrigo em Rio Branco, que estaria recebendo todos os que chegam a fronteira. O gestor estadual também liberou nota prestando esclarecimentos sobre o assunto. Veja abaixo:


Por suas declarações infelizes à coluna Painel da Folha de S.Paulo, na edição de 26 de abril de 2014, a secretária de Estado de Direitos Humanos de São Paulo, Eloisa Arruda, será acionada judicialmente. Ela declarou que o governador do Acre, Tião Viana, agiu como ‘coiote’.


‘Coiote’ é traficante de seres humanos, que ganha dinheiro com o tráfico e a exploração de imigrantes. Declaração tão grave como essa não pode ser ignorada. A secretária é órfã de qualificação e moral para o agredir o governador de um Estado que, durante mais de três anos, vem dando atenção humanitária a mais de 20 mil estrangeiros que ingressaram no Brasil pela nossa fronteira.


Entendemos que as declarações partiram de uma assessora do governo do PSDB paulista, com atuação apagada, mas que tornou-se conhecida nacionalmente por sua incompetência ao ter que lidar com apenas 400 imigrantes. Se a secretária quiser ajuda do governo do Acre para aprender a fazer alguma coisa pelos imigrantes, estamos à disposição. Mas segue a primeira regra: reclamar menos e trabalhar mais.


Lamentamos que a neta de imigrantes nordestinos tenha negado as suas origens. Está agora na Casa Grande. Deveria ler o seu conterrâneo Gilberto Freire.


Nilson Mourão


Secretário de Estado de Direitos Humanos


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido