Menu

FTB abre inscrições para o Ciclo de Dramaturgos da Bahia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Paralelo às ações de educação, qualificação profissional, musicalização e apreciação da produção cênica baiana, a 16ª edição do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) abre inscrições para o Ciclo de Dramaturgos. Os encontros serão ministrados por três profissionais de renome nacional, no período de 25 de abril ao dia 4 de maio – com etapas de três dias de duração, das 19h às 22h, no Serviço Social do Comércio (Sesc) situado à região central de Rio Branco.


No primeiro contato, os alunos serão apresentados aos espetáculos já realizados pelos convidados, além do histórico e do processo de criação pessoal de cada um. Na ocasião, haverá também a leitura de trechos de peças e a proposição de exercícios para os dias seguintes. Para participar, os candidatos devem manifestar interesse pelas vagas por meio exclusivo do endereço www.usinadeolhares.wordpress.com.

Publicidade

 Programação de dramaturgia


O primeiro Ciclo de Dramaturgos recebe o autor, diretor e ator Cláudio Simões – indicado a uma série de prêmios no circuito de teatro brasileiro –, que possui bacharelado pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com habilitação em direção teatral. As atividades serão realizadas de 25 ao dia 27 deste mês.


Fábio Espírito Santo, graduado em Comunicação Social/Cinema e Vídeo, com especialização em roteiros para o audiovisual, assume a etapa que ocorre de 28 a 30 de abril. Ele atua no campo da dramaturgia, direção, iluminação e, no cinema, como roteirista e diretor de filmes educativos, especiais para TV e curtas-metragens.


A ação se encerra com Paulo Atto – diretor teatral, dramaturgo, produtor cultural e consultor em projetos de arte, cultura e desenvolvimento sócio-cultural –, no período de 2 ao dia 4 de maio. Atto foi presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, na Bahia, e, em 2012, integrou a Comissão Julgadora do Troféu Braskem de Teatro. Para acompanhar a programação, acesse www.facebook.com.br/festivaldoteatrobrasileiro.


Realização – O FTB recebe o apoio cultural do governo do Acre, por meio das secretarias de Comunicação (Secom) e de Educação e Esporte (SEE) e das fundações Aldeia de Comunicação (Fundac) e Elias Mansour (FEM), com patrocínio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), e da Petrobrás. A ação conta, ainda, com a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac) e apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido