Menu

Criança nasce com o coração fora do corpo e luta pela vida na UTI da Maternidade

Apenas oito em cada um milhão de crianças nascem
com esta estranha anomalia. Este é o segundo caso registrado no Brasil; Governo do Acre garante
TFD para São Paulo, mas Ministério
da Saúde não tem o código de Pentalogia de Cantrell.


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um caso vem sensibilizando as autoridades da saúde pública no Acre. A luta pela vida do pequeno Sandro Alejandro do Nascimento Rodrigues. Nascido há 15 dias, a criança apresenta uma anomalia muito rara, conhecida como Pentalogia de Cantrell. O coração de Alejandro se desenvolveu fora do corpo.  O caso é o segundo registrado no Brasil. Apenas oito em cada um milhão de crianças nascem com esta estranha condição. A maioria deles não sobrevive aos primeiros dias.


Um relatório sobre as condições de saúde da criança chegou por volta das 17 horas desta terça-feira (22) no quinto andar da Secretaria Estadual de Saúde, onde a secretária Suely Melo tenta reunir as condições necessárias para a realização de uma cirurgia, no pequeno Alejandro, no Instituto do Coração, em São Paulo.

Publicidade

A reportagem conversou com a responsável pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Ediná Monteiro. Ela confirmou que o voo de UTI no Ar necessário neste tipo de atendimento já foi providenciado pelo estado.


“A luta agora é para conseguir o código da doença junto ao Ministério da Saúde, uma vez que pelo fato de ser rara, não existe a referência exigida para a internação no Instituto do Coração”, disse Ediná.


Perguntado sobre o diagnóstico da doença no pré-natal – uma vez que, segundo especialistas defeitos embriológicos de origem mesodérmica, ocorrem provavelmente por volta do 14º ao 18º dia de vida embrionária – Marissandro, pai do bebê, afirma que todos os médicos que acompanharam o caso disseram que o bebê nasceria e morreria em seguida.


“Nenhum dos médicos que acompanhou a gestação deu esperança de vida e o Alejandro já tem 15 dias, tendo demonstrado ser muito saudável. Hoje ele me olhou fixamente e até apertou o meu dedo”, acrescentou o pai.


Cocação Valente_600


Os pais mantiveram a fé mesmo depois do diagnóstico. A mãe, Celidiane da Cruz Nascimento, acompanha o filho desde o nascimento. Alejandro está na UTI da Maternidade Barbara Heliodora, em Rio Branco. Morador do município de Porto Acre, o pai de Alejandro, Marissandro Rodrigues de Sá, tem feito uma verdadeira peregrinação pelos órgãos de comunicação de Rio Branco, na tentativa de abreviar chamar a atenção das autoridades para abreviar a viagem do filho.


“Temos feito orações todos os dias. Estou vendo a hora ele não resistir, deveríamos ter viajado na quarta-feira passada”, se manifestou.


De acordo com o que a reportagem apurou, nos casos registrados em todo o mundo, tentativas de correção cirúrgica já foram amplamente realizadas. Ainda de acordo a gerente do TFD, Ediná Monteiro, assim que for liberado o código pelo Ministério da Saúde, a criança vai viajar para o Instituto do Coração.


“Pedimos a todos que ajudem com oração para ele poder resistir”, apelou o pai.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido