Menu

Pesquisar
Close this search box.

Espetáculos baianos da 16ª edição do FTB começam na quinta-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pela primeira vez na região Norte, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB) promove seis espetáculos da produção baiana nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O infanto-juvenil “Remendo Remendó”, apresentado pela A Outra Companhia de Teatro, abre a temporada deste ano já na quinta-feira, 24, às 19h30, no calçadão do Novo Mercado Velho.


Com direção de Luiz Antônio Júnior, o enredo trata de um concurso de contadores de histórias organizado pelo prefeito Aprígio, numa cidade do interior do país. Para tal feito, ele convoca quatro contadores que, dispostos a vencer e levar os prêmios, revisitam a cultura nordestina na pele de diversos personagens.

Anúncios


Na sexta-feira, 25, o Bando de Teatro Olodum – responsável pela criação de “Ó Paí, Ó”, série indicada ao Emmy Internacional de 2008 – traz para o Teatro Plácido de Castro o musical “Cabaré da RRRRRaça”, às 20 horas, que é recomendado para maiores de 16 anos. O ponto de partida é o preconceito racial que ainda impera de forma mascarada no Brasil.


Direção de Márcio Meirelles sucesso na Angola em Portugal, a estrutura lembra um programa de auditório onde os personagens atuam no papel de apresentadores e também desfilam como se estivessem numa passarela. O elenco convida o público a participar com relatos e opiniões, em trechos interativos conduzidos com bom humor.


“Cabaré” também é fortemente marcado pelo embarque na música ao vivo, em estilos como o rap, o axé, o pop e o afro, no qual as letras reforçam o discurso abordado em cena. No dia seguinte, 26, será a vez de “Áfricas”, o primeiro espetáculo do grupo dedicado à plateia infanto-juvenil, que ocorre às 16 horas no Teatro Plácido de Castro.


De maneira lúdica, a peça tenta suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, que é povoado tradicionalmente por fábulas e personagens com características europeias. A obra apresenta a riqueza cultural da África, por meio de fatos históricos, do povo, mitos e da religiosidade da qual a nação brasileira é uma das principais herdeiras.


Repeteco – O Bando de Teatro Olodum reapresenta “Cabaré da RRRRRaça” no sábado, 26, às 20 horas, e “Áfricas” no domingo, 27, às 16 horas, ambas no Teatro Plácido de Castro. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia entrada).


O FTB recebe o apoio cultural do governo do Acre – secretarias de Comunicação (Secom) e de Educação e Esporte (SEE) e das fundações Aldeia de Comunicação (Fundac) e Elias Mansour (FEM) –, com patrocínio do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, e da Petrobrás. A ação conta, ainda, com a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac) e apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido