Menu

Pesquisar
Close this search box.

Internautas querem saber o nome de hacker que tentou invadir e-mail de promotora

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Super Peixe_ABRE_NOVOA promotora de Justiça titular da promotoria de defesa do consumidor do Ministério Público do Estado do Acre, Alessandra Marques, informou no final da tarde de ontem (15) a extração de informações de sua conta no facebook e a tentativa de invasão de sua conta de e-mail pessoal. O suposto hacker não teve sucesso “graças ao Gmail”, disse a promotora.


A postagem abriu um debate acerca da ação de hackers ou “os sabotadores virtuais que assombram o mundo da internet”. Os comentários fazem um apelo coletivo para que no final da investigação que a promotora prometeu iniciar, seja divulgado o nome do suposto hacker.


O assessor parlamentar Dallas Dean comentou: “doutora, seria bom divulgar o nome dessa pessoa para que possamos nos proteger e, ele (a) saber que estamos de olho”. A promotora informou que já possui o IP da máquina. “Providências serão tomadas de acordo com a lei” acrescentou.

Anúncios


Ontem à noite, o ac24horas ouviu o formando em pós-graduação de tecnologia da informação e comunicação, pela Universidade Federal do Acre, Ermilson Silva. Com 20 anos de experiência na área, Ermilson arriscou dizer que a tentativa de invasão na conta pessoal da promotora não foi feita por um programador habilidoso.


“Um hacker não faria esse caminho. Ele sabe como age o Gmail, a tentativa parece ter sido de um esperto”, analisou.


Ermilson alerta que o hacker é acima de tudo um observador das informações pessoais. E que a senha geralmente é conseguida a partir das informações públicas postadas todos os dias no facebook.


Coincidentemente, a tentativa de invasão da conta pessoal da promotora Alessandra Marques ocorreu no momento em que uma investigação do governo de Massuchusetts afirma que a Telexfree americana é uma Pirâmide.


A promotora de defesa do consumidor, Alessandra Marques, se tornou uma das figuras centrais do processo movido pelo Ministério Público contra a Telexfree, empresa suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira no Brasil. A Telexfree americana emergiu como alternativa depois que o negócio foi bloqueado pela Justiça do Acre.


Em sua postagem a promotora não levantou nenhuma suspeita.


Especialistas afirmam que a necessidade profissional é um dos motivos que leva um curioso a se dedicar com intensidade incomum ao acesso de dados sem autorização. Mas o que tem sido um terror de governos, personalidade – e de qualquer um que faça uso da web – não é novidade.


Ermilson aconselha o cadastramento do telefone celular como única forma de recuperar a senha. E ainda, “a troca habitual da sequência de caracteres alfanuméricos que permite acesso aos dados”. E mais um alerta: “tenha sempre um bom antivírus no seu aparelho celular capaz de buscar infecções por softwares mal-intencionados. Qualquer programa que você atualizou, pode interceptar as mensagens de sms de seu celular e reenviar para alguém que esteja lhe monitorando”, concluiu o especialista.


Veja a postagem feita pela promotora Alessandra Marques:


Ale_post


Para que não haja qualquer dúvida, tenho apenas esta conta no Facebook, por meio da qual muito provavelmente foi extraída informação utilizada para invadir conta de e-mail pessoal minha, sem sucesso, graças ao Gmail. Como já possuo o IP da máquina, providências serão tomadas de acordo com a lei. Não participo de nenhuma outra rede social. Grata.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido