Menu

A corrida do tesouro para conseguir recursos de campanha eleitoral

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Recebi a notícia, que supostamente está gravada em vídeo, de um candidato majoritário que pegou “pesado” com um prefeito do Alto Acre para conseguir “dinheiro”. O pré-candidato queria que o prefeito garantisse recursos para serem investidos na sua campanha. O interessante que o candidato nem é do mesmo partido que o gestor. Mas a abordagem continha uma ameaça de retaliação caso seja eleito. Um verdadeiro absurdo. Esse tipo de problema que deve ser jogado no colo dos deputados federais e senadores que não conseguiram fazer a Reforma Política para regulamentar questões importantes como fontes de patrocínio de campanha e, a própria, legislação eleitoral que atualmente é uma colcha de retalhos que nem os juristas conseguem entender. A própria relação promiscua de empresas com candidatos, sobretudo, o que estão no poder acabam transformando a festa da democracia, que são as eleições, num acontecimento propício à corrupção.


Bomba relógio
Se quem diz ter gravado o vídeo do prefeito com o candidato jogar isso no ar as consequências serão grandes. Alguns jornalistas já estão alvoraçados para divulgarem o material. Pode ser uma pá de cal nas pretensões do candidato.

Publicidade

Questão de foco
Vejo alguns candidatos pensando em si próprios. Esquecem que um cargo eletivo é para servir a população. Como pode alguém que pretende “representar” os interesses públicos ameaçar com retaliações quem também está servindo?


Cortando na carne
O prefeito de Sena Madureira Mano Rufino (PR) poderá se complicar. Ele pode piorar a sua popularidade no município. Mano quer cortar um aumento salarial de 7,5% ao funcionalismo municipal dado pelo seu antecessor Nilson Areal (PSL).


Ninho de vespas
Mexer com funcionalismo é dor de cabeça garantida. Mano Rufino (PR) usa como justificativa que o aumento dado por Nilson (PSL) é inconstitucional. Mas quando os funcionários olharem os seus contracheques reduzidos a revolta vai ser grande.


Quando o Dia das Mães chegar
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB), presidente do PMDB, garante que o anúncio da vice de Márcio Bittar será na véspera do Dia das Mães. Por enquanto, tudo indica que a missão será da deputada Antônia Sales (PMDB). Mas isso não está 100% resolvido.


Diálogo aberto
Nos próximos dias Márcio Bittar (PSDB) e Antônia Sales (PMDB) devem conversar mais demoradamente. Esse encontro será decisivo para a deputada peemedebista. O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), marido de Antônia, não vai interferir na decisão.


O algoz da Dilma no Acre
Apesar do PDT nacional já ter decidido que marchará com Dilma Rousseff (PT) à presidência, no Acre, as coisas são diferentes. O presidente do PDT acreano deputado Luiz Tchê (PDT) é quem mais critica a presidente na Aleac.


Tem lógica
O líder do PT na Aleac, deputado Geraldo Pereira (PT) deu um palpite pertinente à questão da crise econômica das prefeituras. “Na eleição os candidatos desciam o “malho” nos adversários que eram prefeitos. Sabiam das dificuldades financeiras das prefeituras que iriam assumir. Agora, que segurem a barra.”


Escolheu errado o super-herói
O deputado Moisés Diniz (PC do B) é um dos mais atuantes da atual legislatura. Para ele não existe “causa perdida”. Entra de cabeça nas polêmicas. Mas pode ter cometido um excesso ao defender as empresas de multinível.


Voto duvidoso
Também não acredito que os investidores da Telexfree vão votar maneira homogênea seguindo a orientação do presidente da empresa Carlos Costa. Na hora h, se o dinheiro não for liberado, vai ter muita revolta contra as lideranças.  


Silencioso
Encontrei-me com o radialista Washington Aquino (PC do B) e, claro, conversamos sobre eleição. Aquino está focado na sua eleição para deputado estadual. Quem pensa que está apenas no rádio se engana. Ele está andando muito pelo Acre.

Publicidade

Sucesso de um, fracasso de outro
Se Washington Aquino (PC do B) tiver um bom desempenho eleitoral vai tirar do cenário comunistas com mandato na Aleac. Não vejo como o PC do B eleger mais de um com o Chico Viga (PTB) na chapa.


Esbanjando simpatia
Encontro com a candidata a vice da FPA, Nazaré Araújo (PT). Sempre positiva e simpática Nazaré contagia quem está próximo dela. A ex-procuradora de Binho Marques (PT), foi uma boa escolha para compor a chapa majoritária de Tião Viana (PT). Ela vai conquistar muita gente durante a campanha.


Questão ideológica
O primeiro Partido Verde do mundo foi o alemão. Surgiu como esperança para que temas polêmicos e alijados da política tradicional pudessem ser debatidos. O sucesso do PV alemão estimulou a criação de outros partidos similares mundo afora.


A decepção
Mas parece que o propósito inicial do fundador verde Daniel Cohn Bendit foi distorcido com o passar dos anos tanto na Alemanha quanto nas suas filiais. Como acontece no Acre, o PV não tem mais nenhum problema em se coligar com a direita conservadora. O agronegócio, que inclui as plantações de soja, é a antítese ideológica dos verdes originais. Com menos de um minuto de tempo de televisão nas eleições e apenas um deputado federal o PV no Acre tem tido espaços generosos na mídia. Mas é melhor esperar para ver se essas coligações com a direita não irão espantar os eleitores tradicionais do PV.  


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido