Menu

Sem a interferência de “atravessador”, criadores de peixe realizam feira no bairro São Francisco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Da retirada do açude à barraca para ser vendido ao consumidor final, o peixe muitas das vezes passa por incontáveis mãos, o que acaba por elevar o preço do quilo. Apesar de negada, esta mesma prática ocorre no Ceasa, onde o interesse do grande criador acaba por aumentar o valor.


unnamed (5)

Publicidade

Mas esta lógica é eliminada na primeira feira do peixe da Cooperativa de Pescadores do Acre (Coopesq), realizada no bairro São Francisco, próximo ao ramal do Panorama. No local, o próprio criador leva sua produção e negocia o preço diretamente com o consumidor, sem a necessidade do “atravessador”. 


Iniciada nesta segunda (14) e com duração até a próxima sexta (18), a feira reúne pelo menos 18 cooperados criadores de peixe da região do Quixadá e Panorama. O pescado é fresco e com o preço menor do que o praticado em outras feiras da cidade, garante José Benício de Melo, presidente da Coopesq.


unnamed (3)


A meta é comercializar nestes cinco dias 80 toneladas de peixe. Toda a arrecadação das vendas ficará com os cooperados, o que possibilita o aumento da renda e o investimento na criação dos peixes. Além do pescado o consumidor encontrará hortifrutigranjeiros e algumas frutas da região.


unnamed (4)


Quem não tiver tempo para tratar o peixe, com mais R$ 1,00 pode pagar pelo serviço. Já quem preferir comer por lá mesmo há um pequeno cantinho com as comidas típicas. A feira começa a partir das 6:30h.   


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido