Menu

Satélite mostra recuo do Rio Mamoré e principais afluentes do Rio Madeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Super Peixe_ABRE_ESegundo a Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), as áreas inundadas na Bacia do Mamoré, na Bolívia, recuaram. O nível das águas nos rios Madre de Dios, Beni e Guaporé também baixaram. A Bacia é formada pelos principais afluentes do Rio Madeira. Autoridades da Defesa Civil comemoram os dados analisados através de imagens de satélite.


CartaBeni_1

Publicidade

A análise das imagens gera informação importante para as ações de Defesa Civil. O monitoramento que acontece pela primeira vez em 2014 é importante para a população amazônica atingida pela cheia histórica do Madeira, inclusive o Acre.


Pela primeira vez foi possível obter imagens dos satélites Landsat-7 e Landsat-8 sem cobertura de nuvens de toda a região. Ainda de acordo o Inpe, as imagens permitem identificar com mais clareza a extensão do desastre e dimensionar a população atingida.


Quando sobrevoou as áreas inundadas em Porto Velho, a presidente Dilma Rousseff chegou a culpar a Bolívia pela cheia do Rio Madeira e defendeu as usinas Santo Antônio e Jirau, que estão sendo acusadas por ambientalistas e até por Bispos da Igreja Católica, de serem as responsáveis pelo problema na região. O nível do rio chegou a 19,15 metros acima do nível normal.


Enquanto o mistério não é desvendado, a rotina na BR 364, única via de acesso ao Estado do Acre vai voltando ao normal. Durante esta segunda-feira, a maior rede de supermercados de Rio Branco anunciou a chegada de produtos que estavam escassos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido