Menu

Sebastião é quem manda!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Declaração política se lê nas entrelinhas. Pinçando o que me disse o governador Tião Viana em nossa conversa da última sexta-feira: não vai alijar o PCdoB e nem tratar como vinda de um adversário a candidatura da deputada federal Perpétua Almeida ao Senado. E sobre o vice a última palavra sobre o nome é sua. E não se enganem: no Senado sua palavra também pesará.


Nada mais natural
Nada mais natural que um candidato ao governo tenha interferência direta na escolha do candidato ao Senado. Um nome sem apoio popular puxa a candidatura ao governo para baixo.


Exemplo recente
Na última eleição, o PT cometeu um erro que quase perde o governo. Priorizar a antipática candidatura  a senador do Edvaldo Magalhães (PCdoB), deixando de lado a do Tião Viana (PT).


Quase vai para degola
Isso quase foi fatal para a candidatura do Tião Viana, porque passou a ser um coadjuvante na campanha e acabou ganhando bem pouco do candidato da oposição Tião Bocalon(PSDB).


Não pode choramingar
No bolo disso tudo os dirigentes do PCdo B também não podem ficar posando de maior abandonado: é o partido com mais cargos no governo e a secretaria mais poderosa.


E com um adendo
E dentro da FPA, o PCdoB nem é o segundo partido de mais votos na última eleição, é antecedido por vários outros partidos da FPA. Portanto, no quesito pirão é privilegiado. O PSDC, o PRP e o PSB, por exemplo, tiveram mais votos que os comunistas.


Tem que se levar
Mas, isso não quer dizer que a candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) deva ser tratada como um estorvo para o PT, ela é popular, se vai ganhar é com o eleitor. Mas, que deve ser respeitada isso deve ser, afinal, a FPA é uma aliança, não é um partido único.


Decisão tomada
Pelo que tem dito em conversas, declarado na televisão, o senador Sérgio Petecão (PSD) vai mesmo disputar a eleição. Indício maior: já contratou até a equipe marketing da campanha.


Ficaram num imprensado
Com essa decisão o deputado federal Henrique Afonso (PV) e o ex-prefeito Tião Bocalom (PSDB) ficaram num imprensado: se forem candidatos ao governo não terão estruturas.


Surfando na pindaíba
O PV do Henrique Afonso é quase um partido cartorial. Não tem um deputado. Pouco mais de um minuto na televisão. E o DEM do Tião Bocalon DEM não fica muito na atrás nesse quesito.


Chapa dos sonhos
Por isso, a chapa dos sonhos do senador Sérgio Petecão (PSD) é: ele para governador, Henrique Afonso (PV) de vice e Tião Bocalon (DEM) como o candidato a senador.


João, o sonhador
O ex-deputado federal João Correia vai embalar de novo o sonho, sem ver o PMDB com candidato a governador, porque toda sua cúpula foi  cooptada e manietada pelo Márcio Bittar (PSDB). Há tempos, o PMDB passou a ser uma espécie de feudo indireto do Márcio. Perdeu aquela auto-estima que tinha de ter o 15 nas ruas em todas as grandes campanhas que permearam até hoje a política do Acre. Tem se salvado em Cruzeiro do Sul, não por uma bandeira do partido, mas, pela persistência do prefeito Vagner Sales. É o único município acreano onde ainda persiste a aguerrida militância peemedebista.


Vasco do Acre
O PMDB tomou gosto pelo posto de vice na eleição para o governo. Foi assim nas últimas campanhas. Talvez seja influência do presidente Flaviano Melo, torcedor do Vasco, clube eterno vice em tudo. O PMDB é hoje o Vasco da política acreana. Tem campanha ao governo, briga logo pela vice. Não consigo entender esse poder que tem o Márcio Bittar sobre o PMDB.


Votando em branco
João Correia diz que não vota no Márcio Bittar (PSDB), não vota no Sérgio Petecão (PSD), no Tião Viana (PT), nem pensar. Se o Tião Bocalom (DEM) não disputar o governo vai acabar votando em branco. Vai se salvar se aparecer um Tijolinho de última hora.


Conversa franca
Acho que o presidente da Aleac, deputado Élson Santiago (PEN), deveria ter uma conversa franca com todos os deputados: está sendo criado na surdina um clima de fofocas perigoso.


Antes de abril
Há uma disposição no PT de se fechar essa discussão da candidatura ao Senado antes de abril, pois, há a convicção unânime que retardar só vai aumentar o desgaste entre PT e PCdoB.


Ler Maquiavel
Em “O Príncipe”, Maquiavel, já ensinava que, as decisões polêmicas podem ser doídas, mas devem ser tomadas de imediato. Não creio que ninguém da cúpula do PT não leu Maquiavel.


Número menor
Uma curiosidade. O Acre está entre os Estados com menor número de secretários estaduais candidatos a deputado estadual. Só Lourival Marques, Daniel Zen e José Reis, todos do PT.


Ninguém é dono de votos
Os demais candidatos a deputado estadual da FPA não deveriam estar preocupados com essas candidaturas. Ninguém é dono de votos. Uma coisa é secretário no cargo e outra disputar fora.


Não há recuo
Conversava ontem com um amigo próximo do Márcio Bittar (PSDB) e ele contava que, o Márcio, com a oposição dividida, será candidato ao governo porque não há como recuar.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.