Menu

Pesquisar
Close this search box.

Disputa pra gente grande

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A eleição para deputado federal, em 2014, que parecia uma via mais desobstruída parece que vai tornar-se ringue para pesos pesados. As especulações sobre duas novas possíveis candidaturas a federal podem mudar completamente o quadro e complicar o sonho de muita gente. Se o secretário de Fazenda, Mâncio Cordeiro (PT) e, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) entrarem na disputa a eleição para os representantes do Acre à Câmara Federal será uma batalha para profissionais.


Equilíbrio
A entrada de Vagner Sales (PMDB) na raia de federal fortalece a chapa da oposição que, no momento, carece de nomes fortes. Vagner tem condição de eleger-se e levar ainda mais alguém com ele. Equilibraria a vantagem da FPA.

Anúncios


Estratégico
A candidatura de Sales, que sairá muito bem avaliado da prefeitura, em abril, fortalecerá as candidaturas majoritárias da aposição. O PMDB fecharia o quadro de disputa com Vagner puxando votos no Juruá e, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) no Vale do Acre.


Favoritos
Tudo pode acontecer numa eleição. Mas os nomes mais fortes da oposição para a disputa seriam de Vagner Sales (PMDB), Flaviano Melo (PMDB), Antônia Lúcia (PSC) e Márcia Bittar (PSDB). Podendo abrir vaga para um quinto eleito.


O outro lado
Mâncio Cordeiro (PT) fortaleceria a chapa da FPA. Entraria como favorito na disputa. Ele reforçaria a chapa que já tem Angelim (PT), como grande puxador de votos. E Léo do PT, apoiado pela militância. Sibá Machado (PT) é uma incógnita.


Casos a parte
A situação das possíveis candidaturas a federal de Edvaldo Magalhães (PC do B) e César Messias (PSB) ainda dependem de definições. O PSB nacional pode optar por palanque próprio no Acre fora da FPA. E Edvaldo depende de Perpétua Almeida (PC do B) que poderá disputar o Senado fora da FPA.


Favoritos da FPA
Angelim (PT), Mâncio Cordeiro, César Messias (PSB), Edvaldo Magalhães PC do B). Dependendo do desempenho a FPA também poderia puxar mais um eleito. Portanto, pode virar briga de cachorro grande a disputa para a Câmara Federal, no Acre.


Em movimento
A candidatura de Mâncio Cordeiro está escrita nas estrelas. Na sexta, dia 22, uma fonte revelou-me que ele teve uma longa conversa com o prefeito da Capital Marcus Alexandre (PT). Já em busca de apoios.


O “cara” da FPA
A gestão bem avaliada de Marcus Alexandre fará dele um eleitor de peso. Mas para federal, Marcus já avisou que não vai apoiar nenhum candidato especificamente. E que ajudará a todos da FPA nos seus redutos eleitorais.


Vão em paz e que o Senhor vos acompanheNesta semana, o prefeito Marcus Alexandre, sempre diplomático vai reunir-se com todos os cargos comissionados do PV. Vai deixar claro que a saída de cada um aconteceu pela política e não pela sua vontade. Deve agradecer a colaboração e deixar as portas abertas.


O “cara” do Alto Acre
O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, continua a ser um dos principais articuladores políticos da região. Organizou as recentes convenções do PMDB no Alto Acre. Em 2014, deve apoiar a candidatura à reeleição do deputado Flaviano Melo (PMDB).


Voo solo
O PMDB quer lançar uma chapa pura para deputado estadual, em 2014. A direção do partido acredita conseguir mobilizar 36 candidatos nos 22 municípios acreanos. Para federal, vai com o chapão da oposição.


Os “puxadores da fila”
A deputada estadual Antônia Sales (PMDB) na disputa para ser a mais votada do Estado. Nas cabeceiras dos votos o PMDB terá o deputado Chagas Romão (PMDB) e, a novidade, a vereadora da Capital Eliane Sinhazique (PMDB).


 Sonhando alto
O PMDB acredita poder aumentar de dois para quatro os seus deputados na ALEAC. Mas a disputa para a ALEAC será uma das mais difíceis da história do Acre. O PT também vem com uma chapa forte com três deputados com mandatos e três secretários de estado.


Cacife
Tanto na chapa do PMDB quanto do PT quem quiser sonhar com uma cadeira na ALEAC deverá calcular de 5 mil votos para cima. Com menos que isso só se os deuses da política ajudarem.

Anúncios


Orando ao destino
A ex-prefeita de Brasiléia Leila Galvão (PT) é forte na disputa da ALEAC. Mas ainda vai ter que esperar muita água passa pela ponte. Os seus sucessores do PMDB garantem terem documentos com muitos “furos” deixados por ela para levar à Justiça.


De olho
O presidente do PSDB de Assis Brasil, Antônio Barbosa, o Zum, garante que as paqueras do prefeito do município Dr. Betinho com a FPA ficaram no passado. “O comportamento do prefeito é de absoluta fidelidade à oposição,” diz ele.


O passado condena
Em 2006, Ilderlei Cordeiro (PR), era vice-prefeito de Cruzeiro do Sul. “Vitimizado” pela titular Zila Bezerra (PTB), Ilderlei conseguiu eleger-se deputado federal, em 2006, numa das eleições mais difíceis da história do Acre. Ao invés de tornar-se o “conselheiro” dos candidatos à prefeitura de Cruzeiro em 2008, Ilderlei resolveu entrar na disputa. Resultado, teve uma votação pífia e queimou-se à sua reeleição para federal em 2010. O exemplo serve para reflexão do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Ele pode ser o “conselheiro”, em 2014, ou entrar na disputa para o Governo. O resultado será avaliado em 2018. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido