Menu

A rebelião “verde” de Márcia Regina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nem tudo são flores no PV. A chefe do gabinete civil do Governo do Acre, Márcia Regina (PV), conversou com exclusividade com a coluna. Ela fez ponderações sobre a decisão do partido lançar o deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) como candidato a governador. “Estão precipitando o processo. Temos ainda muito tempo até as convenções que só acontecerão no ano que vem. Além disso, o debate interno do PV ainda não esgotou-se. E não vejo razões para o PV fazer esse voo solo. Entendo as ambições pessoais do Henrique, mas as portas nunca tiveram fechadas para o PV na FPA,” desabafou.


Caminho “torto”
Um dos fatos que mais revoltou Márcia Regina foi ver a aproximação do PV ao pré-candidato Tião Bocalom (DEM). “Convidar o Bocalom à sede do partido e deixarem-se fotografar foi um absurdo. Não existe nenhuma similaridade programática entre o PV e o DEM. Aliás, eu me filiei ao PV justamente por ter o programa mais avançado no ponto de vista ambiental do país,” lamentou.

Publicidade

Mais gente no Governo
Márcia Regina questionou ainda as informações da executiva do PV de ter apenas um cargo na estrutura de Governo. “Temos vários filiados com cargos comissionados nas secretarias ambientais,” disse ela.



Contas erradas
A reclamação de Márcia Regina procede porque na realidade o PV tem atualmente pelo menos dois secretários de Estado. Ela e o secretário de meio ambiente, Edgar de Deus, que também é do PV. 


Sem tempo
Quanto aos questionamentos da sua presença no PV, Márcia Regina admite. “Tenho tido pouco participação partidária. Mas fico triste quando vejo o PV perder a sua coerência política e programática,” pondera.


Decepção
O marido de Márcia Regina, o Dr. Julinho (PV) foi um dos fundadores do PV no Acre. Participou de várias eleições, mas em janeiro resolver sair do partido. Márcia Regina prefere esperar para tomar a sua decisão.


Reflexões de uma mulher de valor
Durante o governo de Binho Marques (PT), Márcia Regina enfrentou um dos maiores desafios da sua vida: assumir a Secretaria de Segurança Pública. Entrou desacreditada e terminou a sua gestão com alta credibilidade. Ela é um dos quadros técnico mais qualificados da FPA.


Razões expostas
Apesar das suas negativas, Márcia Regina seria uma possível candidata a vice-governadora na chapa de Tião Viana (PT). A decisão do PV, afasta essa alternativa. Márcia é uma das assessoras de maior confiança de Tião Viana.


Peregrinação
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), passou dois dias, em Brasília, atrás de recursos para ações da sua gestão. Na hora de lutar pelos interesses dos rio-branquenses Marcus não quer saber de cores partidárias.


Colaboração
Um dos encontros do prefeito da Capital foi com o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC). Marcus pediu o empenho do parlamentar para a liberação de R$ 30 milhões do PAC 2 do Ministério das Cidades do PP e garantiu uma emenda para a revitalização do Mercado do Bosque.


Projeção futura
Não é difícil imaginar que em 2018 Marcus e Gladson possam a vir a disputar o Governo do Acre. Mas quem sabe faz a hora. O prefeito e o deputado trabalham no presente para melhorar as condições de vida dos habitantes de Rio Branco.

Publicidade

Pequeno grande homem
Uma das figuras mais carismáticas da política acreana é o anão Montana Jack. O assessor do senador Petecão(PSD), esbanja simpatia e alegria. Mas já avisou que se depender dele não será candidato em 2014. “Para vereador já foi pesado, imagine para deputado. Só vou ser candidato se mandarem,” diz ele.


O “cara”
O jornalista e humorista Antônio Klemer vai assumir a presidência municipal do PSDC de Rio Branco. Uma decisão acertada. Mesmo porque não existe sabedoria sem humor. Nisso o mestre de cerimônias da prefeitura é um craque.  


Vice ideal
Não estranhem se o governador Tião Viana (PT) vir a escolher o atual secretário da Fazenda , Mâncio Cordeiro, filiado ao PT, para ser o seu vice. É um dos nomes possíveis caso a deputada Perpétua Almeida (PC do B), saia para o Senado.   


Perfil adequado
Mâncio é do Juruá, tem conhecimento técnico, representatividade e currículo. Mas, por enquanto, existem especulações de que possa ser candidato a deputado federal. O certo é que Mâncio deverá participar das eleições de 2014.


Reforma de secretariado à vista
Parece que finalmente caiu a ficha. O governador Tião Viana (PT) deverá promover uma reforma no seu secretariado nos próximos dias, segundo uma fonte próxima da Casa Rosada. Mesmo porque nesses três anos o quadro político mudou. Alguns assessores serão candidatos e existem secretários que não estão afinados com a gestão estadual. Alguns preferem manter-se longe do slogan de “servir de todo o coração”. Pensam que as pastas que ocupam são propriedades privadas. Nesses dias, um secretário, me confidenciou que o governador dá uma ordem e alguns a cumprem como e quando querem. A reforma seria uma maneira de afinar a equipe para enfrentar o próximo ano eleitoral. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido