Menu

Pachamama começa hoje com programação diversificada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O 4º Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, realizado anualmente na cidade de Rio Branco, começa nesta segunda-feira, 18, com abertura oficial no Cine Recreio, às 19 horas.


O evento homenageia este ano o diretor argentino José Campuzano, que já conquistou vários prêmios em festivais internacionais, e ao cineasta e ator brasileiro Zé do Caixão, que completa 50 anos de trajetória e vem a Rio Branco contar um pouco da sua história em palestra e debate que ocorrerá na quinta-feira, 21.

Publicidade

De acordo com a organização, nesta edição pretende-se também fortalecer a divulgação da produção audiovisual na região Norte do país e garantir para a população, por meio da ampliação das práticas culturais, o acesso gratuito a produções não só sul-americanas, que normalmente estão fora dos meios de distribuição, mas de toda a América Latina.


“O Pachamama nasceu junto com a conclusão da Rodovia Interoceânica, o que possibilitou uma melhor troca de experiências culturais e hoje, em tão pouco tempo, o evento tem como um dos parceiros o Festival de Valdivia que é bastante conceituado, evento de intercâmbio mesmo”, desataca o diretor Sérgio Carvalho, que ressalta a afirmação do cinema como identidade cultural.


Cinema na Universidade e na Comunidade


Outra novidade é a parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) que participa da programação do 4º Festival Internacional Pachamama: Cinema de Fronteira, com a mostra competitiva dos longas-metragens “El Otro Día” (Chile), no dia 19; “Cuenta me de Bia” (Peru), no dia 20 e “Na Vibración” (Espanha), no dia 21. As exibições ocorrerão no Teatro Universitário, sempre às 19h.


Outro novidade é  a mostra paralela realizada por meio do projeto Cinema dos Bairros e no fato de o festival ter expandido fronteiras e agora ser ibero-americano. Foram inscritos mais de 300 filmes de curta e longa duração, de vários Estados brasileiros e também de países como Espanha, México, Argentina, Peru, Bolívia e Guatemala. Serão exibidos 50 filmes no total das mostras.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido