Menu

O povo do Acre não é atrasado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Existe uma orquestração por parte de internautas ligados a FPA que por conta da mudança do horário estão chamando o povo acreano de atrasado nas redes sociais. Isso é um erro estratégico. Porque são essas pessoas com cargos comissionados ou militantes partidários que terão que pedir votos “ao povo atrasado” a que se referem, em 2014.


A bem da verdade
Quem mudou novamente o horário não foi o senador Petecão (PSD-AC), o deputado Flaviano Melo (PMDB-AC) e nem qualquer outro parlamentar acreano. Mas o Referendo de 2010 em que 57% dos eleitores votaram a favor do retorno do horário antigo do Acre.

Publicidade

Curso natural
Se após o Referendo o horário tivesse sido implantado teria sido evitada muita confusão. Mas houve manobras no Congresso Nacional para tentar barrar o retorno do horário antigo. E a coisa acabou virando uma luta política em cima daquilo que a maioria da população já havia decidido.


Candidatíssimo
Apesar da derrota do seu grupo que concorreu à presidência do PT, o deputado Taumaturgo Lima (PT-AC) garante que será candidato à reeleição. Ele desfez boatos de que apoiaria um outro nome para concorrer à sua vaga.


Mobilizado
Apesar de estar fazendo um mandato polêmico e com pouca visibilidade, Taumaturgo Lima aposta na vitória, em 2014. Sem dúvidas, o seu grupo político tem muita “bala na agulha” tanto no Juruá quanto na Capital.


Adversário interno
Quem poderia confrontar as intenções de Taumaturgo para deputado federal pelo PT seria o atual primeiro secretário da ALEAC, deputado Ney Amorim(PT). Outros nomes dificilmente conseguirão…


A exceção da regra
Claro que nessa conta não entra a candidatura do ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT). Só uma tragédia tirará a vaga da Câmara Federal das mãos de Angelim.


Ideologia…
Fica estranho esse mergulho do deputado Moisés Diniz (PC do B) em defesa das empresas de marketing multinível como Telexfree, BBom, etc. A atividade dessas empresas é absolutamente capitalista contrariando a ideologia socialista do PC do B.


…Quero uma pra viver
Moisés Diniz (PC do B) é um ótimo escritor. Cumpriu bem o seu papel de líder na ALEAC dos governos Binho Marques (PT) e, por dois anos de Tião Viana (PT). Mas fica difícil imaginar a economia do Estado baseada em copiar e colar e, o dinheiro investido milagrosamente render mais de 300% ao ano.


Prêmio de consolação
Por falar em PC do B qual seria a compensação que a FPA daria ao partido se a tese do PT de manter a candidatura de Anibal Diniz (PT) ao Senado vigorar? Aposto no cargo de vice-governador.


O calcanhar de Aquiles
Se nenhuma indústria de renome instalar-se na ZPE até as próximas eleições o fato servirá de bandeira à oposição. A primeira previsão era que em agosto de 2011 já haveria produção no complexo criado em Senador Guiomard.


Luz no fim do túnel
Mas a possibilidade de uma fábrica de móveis finos da Itália instalar-se nos próximos meses é grande. Mas não chega a ser uma grande multinacional como eram as previsões anteriores.

Publicidade

Vice jamais
Não existe a menor possibilidade do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) ser candidato a vice-governador.  Se tiver com o caminho aberto juridicamente Vagner vai mesmo para a cabeça da chapa.


Comparação
Ao contrário do eterno candidato Tião Bocalom (DEM), que administrou a pequena Acrelândia, Vagner tem uma significativa aprovação popular como gestor do segundo município do Acre. A quantidade de obras que inaugurou recentemente são provas incontestáveis da sua capacidade administrativa.


Pré-escola
Aliás, a experiência de governar municípios é um passo significativo para quem sonha em ser governador. O senador Jorge Viana (PT) administrou Rio Branco e, foi um dos governadores mais bem avaliados da história do Acre.


Outro exemplo
O ex-governador Orleir Cameli, já falecido, também iniciou a sua carreira política como prefeito de Cruzeiro do Sul. Depois se tornou o Governador que deu início à integração terrestre do Acre.


Bola de cristal
Seguindo essas mesmas trajetórias, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) está conseguindo fazer uma gestão com grande aprovação popular. E está qualificando-se para ser um forte candidato ao Governo do Acre em 2018.


Perdas e ganhos
As eleições internas do PT expuseram publicamente as divergências do partido. Mas por outro lado, fazia tempo que não se via a militância petista tão mobilizada. O resultado desse processo poderá ser avaliado em 2014. Se os ânimos de vitoriosos e derrotados forem aplacados o partido que governa o Acre há 15 anos vai forte para o embate eleitoral.   


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido