Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pachamama une cinema e dança com a comunidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Descentralizar e democratizar são as palavras que mais descrevem o objetivo do projeto Pachamama – Cinema nos Bairros, desenvolvido durante a semana em que o 4º Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira será realizado, entre 18 e 24 de novembro. O grupo peruano Nómadas, junto a parceiros locais, projeta filmes latinoamericanos nas periferias de Rio Branco.


Lançamento Pachamama 2013_Talita Oliveira (7)


A organização do projeto trabalha com uma tela inflável de 7 metros, equipamento de projeção de alta resolução e som reproduzindo assim uma verdadeira sala de cinema ao ar livre para quem não tem possibilidade de deslocar-se os pontos de exibição, que este ano também aumentaram. O público terá acesso à exibição dos filmes, palestras e debates no Cine Recreio, Filmoteca Acreana, Teatro da Ufac, Biblioteca da Floresta e Teatro de Arena do Sesc.

Anúncios


“O público sempre respondeu muito bem às iniciativas Pachamama. As comunidades têm fome de cultura, diversão, lazer. Não imponos nada, construímos junto com os parceiros”, destaca Miguel Mauri, do grupo Nómadas.


Batalha do Passinho – O Cinema nos Bairros terá a parceria este ano do Centro Acreano de Hip Hop e RAC Produções, que promovem o campeonato estadual de danças urbanas “O desafio”. Enquanto a equipe do festival exibirá o filme “A batalha do passinho”, documentário de Emílio Domingos que trata sobre o movimento que nasceu nas favelas do Rio de Janeiro, serão realizadas seleções das cinco modalidades de dança que compõem o campeonato a seleção: free step, be.boy, eletrodance e popping, além de uma mostra de Le Parkour.


“Descer pras ruas, criar contato com as comunidades e, sobretudo, ter na equipe de produção pessoas que até ontem eram simples espectadores do seu projeto é, para mim, o maior objetivo que conquistamos nestes anos”, diz Miguel lembrando que o projeto estará nos bairros Calafate, Taquari, Sobral, Seis de Agosto, Vitória e Calçadão da Gameleira em escolas públicas e quadras de esportes desses locais.


Outra iniciativa de destaque deste movimento é o “Rap Comunidade”, que acontecerá na quadra de esporte da praça do bairro Calafate com data provável para o dia 19 de novembro. Israel Morais, mais conhecido como “De Menor”, e o seu grupo descem para as ruas do bairro e pedem ajuda para própria comunidade em forma de alimentos ou roupas, confeccionando sacolões que serão distribuídos durante o evento para as famílias mais carentes que a própria comunidade deverá indicar.


“Somos parceiros do Festival Pachamama desde a primeira edição, e para o nosso grupo é um prazer trabalhar lado a lado com o cinema, transformando este evento em um verdadeiro movimento cultural, com várias atividades voltadas para a comunidade”, afirma Israel.


O 4º Festival Pachamama – Cinema de Fronteira teve sua primeira edição no ano de 2010, com o objetivo promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e os países vizinhos Peru e Bolívia, com a criação de uma rede de produtores e consumidores de produtos e serviços multiculturais. Confira a programação acessando www.cinemadefronteira.com.br.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido