Menu

Disputa quente no PT

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O processo de eleições internas do PT será o assunto político do final de semana. O pleito que acontece neste domingo, 10, entre os grupos DR (Democracia Radical) e DS (Democracia Socialista) vai apontar o novo presidente do PT acreano com pequena vantagens de votos sobre o oponente. Os dois lados admitem que será uma disputa apertada entre os candidatos Sibá Machado e Ermício Sena. O que deixa subentendido que a primeira missão do novo presidente será restabelecer a unidade partidária para que a agremiação não chegue fragmentada internamente em 2014.


Travesseiro de pena

Publicidade

O processo foi tão conturbado com acusações de ambos os lados que dificilmente o novo presidente conseguirá aplacar as mágoas do grupo derrotado com facilidade. As penas que voaram ao vento dificilmente serão recolocadas no mesmo travesseiro.


Ninho de cabas


O assessor político do Governo, Francisco Nepomuceno, o Carioca, articulador do DR, faz uma previsão sombria para o oponente deputado federal Sibá Machado (PT-AC). “Ele vai pegar uma balsa de paxiúba com um ninho de caba na ponta.”


O candidato real


Por outro lado, o deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC), declarou, por telefone de Mâncio Lima: “O Ermício é o candidato de direito, mas o candidato de fato é o Carioca.”


Pé na estrada


Carioca não esconde o seu empenho para garantir a eleição de Ermício. Ele confessa ter percorrido 20 municípios do Acre. “Enquanto isso o Sibá só teve tempo para ir a cinco. Ele não tem tempo para cuidar do PT no Estado,” cutucou.


Fogo amigo


Taumaturgo acha que a DR erra o foco na condução interna do partido. “O PT tem que combater os nossos adversários e não atacar os companheiros. Temos que voltar a ser um partido de militantes e não de serviçais,” rebateu Taumaturgo.


Certeza da vitória

Publicidade

Pelos cálculos do Carioca a DR vai ganhar com 60% dos votos. “Só deverá perder em Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Acrelândia, Senador Guiomard e Porto Acre. Em Rio Branco, a diferença será mínima por conta da disputa do diretório municipal,” garantiu o articulador político.


Apoio de adversários


O atual presidente do PT da Capital e candidato à reeleição, vereador Gabriel Forneck (PT) da DR está confiante. “Terei alguns votos para o municipal de apoiadores do Sibá Machado.” A sua adversária é a ativista social Julia Feitosa (PT) que foi uma assessora importante do governo de Binho Marques (PT).


Cobrança da fatura


O governador Tião Viana (PT) apoia explicitamente Ermício Sena. Passada a eleição interna do PT terá que “gastar muita saliva” para recolocar o partido nos trilhos. Poderá enfrentar uma reeleição ainda mais difícil, em 2014, se tiver “descontentes” vingativos no quintal da sua candidatura. 


Nos braços do “companheiro”


O senador Jorge Viana (PT-AC) preferiu recolher-se no processo. Está em São Paulo debatendo com o ex-presidente Lula a conjuntura política nacional. Longe do fogo cerrado entre os “companheiros”.    


Dia das facas longas


Os 3.600 filiados do PT terão das 9hs da manhã até as 17hs para votarem nos diretórios de todo o Estado. O resultado da eleição sairá por volta das 20 hs. Vai rolar ainda muito “veneno” interno no PT até a contagem final dos votos.   


Lições de Justiça


O desfecho do julgamento do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), provou que a Justiça do Acre não está completamente contaminada pelos muitos anos no “poder” de um único partido.


Outro na forca


Agora, resta saber o destino do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT). O voto que vai determinar se ele fica ou não no cargo será de um jurista que chegou a pouco no Acre. Mas acredito que também sairá ileso.


Independência ou morte


Para o fortalecimento do Estado de Direito e Democrático do Acre os poderes Legislativo e Judiciário precisam afirmar as suas independências. Na ALEAC os deputados estão em movimentação. Esperemos o mesmo do Tribunal de Justiça.


Todos Hermanos


O deputado federal Gladson Cameli(PP-AC) anda preocupado com os “ataques” que tem recebido do grupo Bocalom(DEM)  e Petecão (PSD). “Eu tirei meu partido do conforto da FPA à oposição para apoiar a candidatura de Bocalom em Rio Branco. E mesmo na FPA votei no Petecão para o Senado em 2010” garante.


A hora da Paz


O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) tem dito que “o Acre é muito pequeno para se criar inimigos”. Ele esteve com a deputada federal Antônia Lúcia (PSC), na sexta, 8, que prometeu alocar recursos para o prefeito construir três novos restaurantes populares e 20 quadras de esportes nos bairros periféricos da Capital. Tão simples quanto isso: Marcus cumpre o seu papel de prefeito e, Antônia Lúcia a de deputada federal e ajudam a população que os colocaram nos cargos. No ano que vem cada um vai para o seu palanque defender os seus candidatos e a sua ideologia. Sem guerras e nem preconceitos. E, sobretudo, sem prejuízo aos moradores de Rio Branco.       


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido