Menu

Subestimando a inteligência popular

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tem um “serviçal” de alta patente da Casa Rosada que pensa que os acreanos são bestas. Ele provavelmente “plantou” notas num jornal governista cobrando “fidelidade” do secretário estadual da Fazenda Mâncio Cordeiro. Depois como o fato extrapolou o âmbito interno replantou novas informações ressaltando o bom relacionamento de Mâncio com o governador Tião Viana (PT) e, ainda jogou a culpa na oposição. Rapaz “inteligente”…  


Ferida exposta
O fato realmente não teria nenhuma repercussão se outros meios de comunicação não tivessem destacado o “puxão de orelha” no secretário da Fazenda. Mas apesar dos “panos quentes” a ferida aberta não cicatrizará tão facilmente com desmentidos e tapinhas nas costas. Aguardem…

Publicidade

Alvo errado
O único motivo das reprimendas a Mâncio Cordeiro é o fato de ser irmão do deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC) que apoia o deputado federal Sibá Machado (PT-ACC) à presidência do PT, contrariando a ordem da Casa Rosada.


Fiel até debaixo d’água
O que aconteceu foi uma “patuscada” de alguém no afã de mostrar serviços ao “chefe”. A fidelidade de Mâncio Cordeiro ao projeto da FPA é inquestionável. Mas se o secretário quisesse seria um candidato forte a qualquer cargo eletivo no Acre, ao contrário dos seus detratores.


Tomando gosto
O presidente da ALEAC, deputado Élson Santiago (PEN) permaneceu alguns dias como governador em exercício. Ao contrário de outros tempos, Santiago afirma ser candidato à reeleição, mas que vai jogar na posição determinada pela FPA.


A fumaça e o fogo
Santiago, com sete mandatos na ALEAC, está cotado à disputa de candidato a vice-governador da FPA. Tem andado muito pelo Juruá e fortalecido a sua base eleitoral. Ele entraria na cota da região na chapa majoritária da FPA.


Independência ou morte
A mobilização e a união entre a maioria dos deputados estaduais para aprovar a emenda impositiva tem um motivo: as pré-candidaturas de secretários estaduais à ALEAC. O resto é só cena de cinema.


Maleabilidade
O governador Tião Viana (PT), segundo informações dos próprios deputados da base, não está fazendo nenhuma “pressão” para barrar a PEC. Vindo do parlamento, Viana não vai criar um “problema” com a base um ano antes das eleições. Vai deixar os deputado se sentirem “empoderados”.


Bola Fora
Em meio a um debate acalorado sobre a autonomia do legislativo acreano a deputada Marileide Serafim (PSL) marca uma sessão em homenagem ao IMAC. Só faltou a deputada, que já foi funcionaria do órgão, cantar A Paz de João Donato e Gilberto Gil, na tribuna da ALEAC.


Sem mulheres
Os concorrentes à ALEAC, em 2014, terão uma dor de cabeça a menos. Os prefeitos Burica (PT) de Rodrigues Alves e, Cleidson Rocha (PMDB) não lançarão as respectivas esposas como candidatas a deputada estadual.


Apoio luxuoso
Burica (PT) deverá concentrar as suas energias na reeleição de Jonas Lima (PT). Já Cleidson, pela lógica, a deputada Antônia Sales (PMDB). Mas nesse caso é melhor esperar. Antônia e Jonas deverão estar entre os mais votados em 2014.  


 Sindicalista na parada
O vereador da Capital, Marcelo Jucá (PSB), também deve entrar na corrida à disputa para deputado estadual. Jucá, apesar do cargo eletivo, mantém-se fiel ao movimento sindical acreano. Ao contrário de outros exemplos do passado.

Publicidade

Em risco
O vereador de Rodrigues Alves, Josué Dourado (PT), recebeu a carta de liberação do seu partido para migrar para o PDT. Mas está consciente que se o seu suplente entrar na Justiça toma-lhe o mandato.


Bancada fiel, pero no mucho
Os três vereadores de Rodrigues Alves do PP que foram para o PROS apoiarão a candidatura à reeleição da deputada Maria Antônia (PROS). Mas um deles já decidiu que votará na oposição para o Governo desde o tempo da Arca de Noé.


Candidatura fantasma
Uma fonte me revelou que o ex-deputado constituinte Alércio Dias (PSD) não é candidato ao Senado. Se estiver com a sua situação jurídica em ordem deverá concorrer à ALEAC.     


Jogo estratégico
A mesma fonte avaliou que o lançamento de Alércio ao Senado foi para pressionar o deputado Gladson Cameli (PP-AC) a integrar-se à chapa majoritária de Bocalom (DEM) ou Petecão (PSD). Mas Gladson já escolheu a sua estrada para andar…


Baixa audiência
Na minha opinião, o deputado federal Márcio Bittar (PSDB –AC), pré-candidato ao Governo está errando no foco. Tem escrito extensos artigos, publicados na mídia do Acre, tratando de temas complexos com alto grau ideológico. Resta saber quantas pessoas tem “paciência” para ler as missivas. A comunicação de massa é prioritária no Século XXI e não se deve jogar pérolas aos porcos…


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido