Menu

Pesquisar
Close this search box.

A vida real

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Louvável a iniciativa do PMDB, PP, PSDB e outros cinco partidos formarem um bloco na oposição. Ficou aparentemente combinado que Márcio Bittar (PSDB) e Vagner Sales (PMDB) são os pré-candidatos ao Governo e, Gladson Cameli (PP), será o postulante ao Senado.  Mas como a política é surpreendente não estranharia se tudo isso não passasse de uma nuvem de fumaça e, na hora H, Gladson se tornasse candidato ao Governo e Bittar ao Senado.


Questão chave
No momento, para esse grupo definir as suas candidaturas majoritárias é preciso saber como ficará a situação jurídica do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB). Se conseguir superar os obstáculos será o candidato ao Governo.

Anúncios


Polivalente
Apesar de garantir que a sua gestão frente a prefeitura tem 76% de aprovação popular, Vagner admite ser até candidato a deputado federal dependendo da conjuntura da época de lançamento das candidaturas.


Pesquisa
O que os partidos do bloco definiram foi uma metodologia para escolher as candidaturas majoritárias. Se for feita uma pesquisa de opinião pública para saber quem deve disputar o Governo, pelo que tenho ouvido nas ruas, acredito que Gladson Cameli (PP) deve ganhar.


Desapegado
Márcio Bittar (PSDB) mostrou-se tranquilo quanto a posição majoritária que vai jogar. Mas está garantido seja para o Senado ou para o Governo. O importante para ele é o grupo manter-se unido.


Preocupação
Aliás, é louvável Márcio Bittar em todas as entrevistas demonstrar preocupação com a formulação de um plano de Governo. E admitir os avanços conseguidos pelas gestões da FPA. Querer começar do zero por questões políticas seria “burrice”.


Reserva técnica
Outra questão, seja quem for o candidato ao Governo, é a preservação do corpo técnico que as gestões da FPA conseguiram dotar o Estado. Isso é um avanço que deve ser preservado além de questões políticas-partidárias 


União natural
Bittar, Cameli, Sales, Flaviano Melo uniram-se porque tem como identidade a proposta de união das oposições. Mas eles já sabem que isso não será possível. Petecão (PSD) e Bocalom (PSDB) não abrirão mão de suas candidaturas.


Coisas da democracia
Apenas duas candidaturas uma da FPA e outra da oposição, na minha opinião, não representam mais a diversidade da sociedade acreana. Por isso, a importância da candidatura de Henrique Afonso (PV) e também a do grupo formado por Bocalom, Petecão, Normando Sales e Alércio Dias.


Quem é vivo sempre aparece
Aliás, esse reaparecimento repentino de Alércio Dias na cena política acreana é estranha. Quando todos pensavam que o ex-deputado constituinte estivesse aposentado ele ressurge das cinzas para postular uma vaga à disputa ao Senado.


Voltando atrás
Uma fonte revelou-me que o deputado Geraldo Pereira (PT) foi um dos maiores entusiastas para a vinda do grupo petista Democracia Socialista (DS) para o Acre. Recentemente ele teria levado um “puxão de orelha” na Casa Rosada e desistiu de apoiar o DS representado pela candidatura à presidência do PT do deputado Sibá Machado (PT-AC).


Lavando roupa
Por falar em DS, o deputado Sibá Machado (PT-AC) refletiu nas suas recentes declarações o que parte da militância do PT vem se queixando há muito tempo: o abandono das ruas para privilegiar os gabinetes.   


A “Pequena” no rádio
A vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) conseguiu resolver os “problemas de força maior” que poderiam tirá-la do ar na Rádio Boas Novas. Ela continuará apresentando o seu programa diariamente entre às 16 e 17hs. 


Futuro
Por falar em Sinhasique, ela deverá ser candidata a uma vaga na ALEAC, em 2014. Mas existem rumores que poderia ser indicada a vice do PMDB dependendo da composição da chapa do “novo” grupo que se formou na oposição.


Encontro importante
Os deputados Márcio Bittar (PSDB) e Gladson Cameli (PP) terão um compromisso com o senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB – MG), no próximo sábado, em Manaus (AM). Em pauta o palanque de Aécio no Acre.

Anúncios


Débito e crédito
Na opinião do prefeito Vagner Sales (PMDB) se a oposição perder a disputa para o Governo, em 2014, o débito irá para quem não quis se unir. Mas acho difícil que, sejam quem forem os candidatos, as eleições no Acre sejam resolvidas no primeiro turno. O problema é terminar o primeiro turno com todos em paz…


Do Vera
O deputado Henrique Afonso (PV) dará nos próximos dias mais uma demonstração de que a sua candidatura é real. Virá no próximo final de semana ao Acre para uma série de reuniões sobre as diretrizes de um projeto de Governo e, lançará oficialmente o seu nome como pré-candidato ao Governo, no próximo dia 22 de novembro. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido