Menu

Movimento começa cedo nos cemitérios de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

É grande o movimento de visitantes nos principais cemitérios de Rio Branco, neste sábado (2), quando é celebrado o Dia de Finados, que chegaram cedo, desde as 6h, para prestar homenagens os parentes e amigos que faleceram e estão enterrados. A expectativa da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semsur) é que 50 mil pessoas devem passar pelos locais neste feriado. Equipes da Polícia Militar, RBTRANS, Assistentes Sociais estão dando apoio aos visitantes.


DSC_0505

Publicidade

Só no Cemitério São João Batista, há estimativa de 15 mil pessoas durante o dia de hoje. No Cemitério Jardim da Saudade, o movimento de veículos e pessoas começou nas primeiras horas e continua intenso. A Igreja Católica organizou uma tenda para a tradicional missa.


Assim como os visitantes, o movimento de vendedores ambulantes também é grande. Fiscais estão monitorando os comerciantes para evitar que as frentes dos cemitérios sejam tomadas por barracas.


DSC_0501


Durante todo o dia de ontem a venda de vela e flores foi intensa porque muitas pessoas preferiram visitar os túmulos antes para evitar o tumulto no Dia de Finados. A dona de casa Ana Rodrigues, 32, é uma das dezenas de pessoas que viram comerciantes nessa data. Ela contou que para este ano montou um estoque com 40 buquês e 100 caixas de vela. “Minha intenção é dobrar o meu faturamento do ano passado quando consegui lucrar R$ 600”, disse.


Veja esquema de trânsito e de transporte coletivo de acordo informações da Prefeitura Municipal de Rio Branco
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) vai realizar uma grande operação no trânsito e no transporte na capital no Dia dos Finados. O objetivo é reduzir os transtornos causados à população em decorrência do grande fluxo de veículos nas proximidades dos cemitérios, e também devido o aumento no número de usuários nos transportes coletivos e a movimentação de pedestres nesses locais de visitação.


DSC_0508


Os cemitérios de maior movimentação de pessoas no Dia dos Finados são o São João Batista, no bairro Floresta e o Jardim da Saudade, no Tancredo Neves, esses terão parte das vias de acesso interditadas, a Rua Rio de Janeiro e a Estrada Custódio Freire.


Agentes de trânsito da RBTRANS vão atuar na orientação dos condutores de veículos e auxiliar na travessia de pedestres nas proximidades dos cemitérios. Materiais de interdição como cavaletes de madeira com sinalização vão apontar as vias alternativas. Outra importante medida adotada este ano, é o respeito às vagas de estacionamento para idosos e deficientes, elas serão disponibilizadas em locais próximos aos acessos dos cemitérios em áreas devidamente demarcadas e sinalizadas com cones.


Mais ônibus em circulação
A autarquia também vai ampliar em 30% a frota de ônibus (25 a mais estarão circulando, alcançando o total de 120 ônibus em operação) para atender da melhor forma possível as pessoas que optarem por este meio de transporte.


O aumento na quantidade de ônibus tem como finalidade oferecer mais comodidade e segurança na chegada aos locais que regularmente recebem um número superior de visitas em relação a outros cemitérios da cidade. As linhas do Tancredo Neves e Calafate terão mais ônibus nas ruas. O aumento na linha do Tancredo Neves vai beneficiar os usuários do transporte coletivo que pretendem visitar seus entes queridos no cemitério Jardim da Saudade. Já a linha Calafate, vai atender as pessoas que vão fazer a visita nos cemitérios São João Batista e Morada da Paz.

Publicidade

Linha Exclusiva
A RBTRANS vai disponibilizar uma linha de ônibus exclusiva que sairá do bairro Sobral em direção ao Cemitério Cruz Milagrosa, localizado na Estrada Transacreana, que passou a ser administrado pela Prefeitura de Rio Branco desde o último mês de junho, quando foi revitalizado pela atual gestão.


A autarquia alerta os usuários que nove linhas vão sofrer desvio de itinerário. As linhas Tancredo Neves e Irineu Serra terão seus trajetos alterados na ligação entre a Estrada Custódio Freire e a Rua 25 de Dezembro. Diariamente os coletivos seguem direto, mas especialmente neste sábado vão entrar na rua 25 de Dezembro. Os coletivos Fundhacre/Nova Esperança, Floresta, Shopping, Distrito Industrial, Calafate/Ilson Ribeiro, Calafate/São Miguel e Jequitibá, que tinham como via de acesso a Rio de Janeiro, farão parte do trajeto pela rua Minas Gerais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido