Menu

Madrinha poderosa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PC do B fará o seu Congresso Nacional, em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de novembro. O encontro terá como prioridade alavancar os nomes de três candidatos ao Senado: Flávio Dino do Maranhão, Jandira Feghali  do Rio de Janeiro e Perpétua Almeida do Acre. A presidente Dilma (PT) já aceitou o convite para participar do Congresso dos comunistas. Será uma oportunidade para Perpétua ter um papo “face to face” sobre o quadro político do Acre e conseguir o apoio da presidenta para mudar a intenção dos petistas nacionais em relação a candidatura de Anibal Diniz (PT). 


O caminho das pedras
A única possibilidade do PT acreano desistir de Anibal (PT) será com uma ordem vindo de outras esferas. No Acre a questão está batida mesmo sem o apoio e a convicção de alguns petistas proeminentes.

Publicidade

Descolada
Perpétua Almeida (PC do B) tem alguns  fatores a seu favor para conseguir o apoio de Dilma (PT): A presidenta consegue transcender a sua sigla em popularidade. Não é orgânica do PT. Dilma também não morre de amores pelos irmãos Viana (PT) por ter tido a sua pior derrota eleitoral, em 2010, no Acre.


No jogo
Caso a comunista consiga viabilizar seu nome ao Senado o atual presidente da ALEAC deputado Élson Santiago (PEN) poderá ser o candidato a vice de Tião Viana (PT). É do Juruá, não cria “problemas”, e tem o estilo parecido com o do atual vice César Messias (PSB).


Pintados para a “paz”
O governador Tião Viana (PT) e o senador Jorge Viana (PT-AC) perderam uma ótima oportunidade para fumarem o cachimbo da paz no campo político. Estiveram juntos por três dias no Festival Yawa, no rio Gregório. Poderiam mostrar mais proximidade à imprensa que cobriu o evento.


O direito sagrado de ir e vir
Os moradores do Jordão andam “escabriados” com o Governo. Na gestão de Binho Marques (PT) foi criado o programa Rotas Aéreas que subsidiava passagens aos municípios isolados. Recentemente o programa foi suspenso.


Vacas magras
A suspensão de um programa tão importante para a integração social do Estado revela a situação econômica difícil do atual Governo. Mas se cortassem os salários de tantos nomeados politicamente que nada produzem talvez fosse possível manter programas importantes como o Rotas Aéreas.


Reivindicação justa
O prefeito do Jordão, Élson Martins (PC do B) reclamou com razão no Encontro dos Prefeitos, em Assis Brasil, do tratamento dado aos municípios isolados. Pagam os mesmos encargos, mas não possuem tratamento diferenciado.


Fora do ar
A vereadora da Capital, Eliane Sinhasique (PMDB), não vai mais apresentar o seu programa na Rádio Boas Novas a partir da próxima semana. “Motivos de força maior” inviabilizaram a continuidade da Pequena Notável na tardes radiofônicas de Rio Branco.


Boca no trombone
Mas Sinhasique já tem um projeto na ponta da agulha para manter a sua comunicação direta com a população da Capital. Agora, vai fazer o seu programa literalmente ao vivo nas comunidades para manter o diálogo com as pessoas.


Chapa forte
Não estranhem se o PC do B e o PSDC se unirem para disputarem as vagas da ALEAC. Essa união traz quatro deputados com mandatos. E dois jornalistas populares Edvaldo Souza (PSDC) e Washington Aquino (PC do B). Alguém pode ficar de fora na hora da chegada…


Imperdoável
O deputado estadual Geraldo Pereira (PT) estava convicto em apoiar a chapa à presidência do PT do deputado federal Sibá Machado (PT-AC). Mas depois da assinatura de Sibá à CPI da BR 364, mudou de ideia.

Publicidade

Independente
Pereira, líder do PT, tem sido um parlamentar equilibrado sem “babar o ovo” de ninguém. Faz críticas a atual gestão, mas sem ser “traíra”. Tem conduzido o seu mandato com serenidade e vai lutar para voltar a ALEAC, em 2014.


Precipitação
Nenhuma pesquisa pré-eleitoral terá veracidade nessa altura do campeonato. Os nomes que disputarão o Governo em 2014 ainda estão incertos. É melhor esperar as posições do jogo serem definidas para identificar a tendência de voto dos eleitores acreanos.


Pesquisa misteriosa
Já ouvi falar dessa sondagem sobre 2014 de várias diferentes fontes. O deputado Edvaldo Souza (PSDC) revelou que está entre os quatro primeiros na disputa à ALEAC. Teve esse tema? A presidente do PV, Shirley Torres, reclamou recentemente que a “pesquisa” não tem o nome de Henrique Afonso (PV) como pré-candidato ao Governo. Mas quem está pagando por essa pesquisa? Se for a FPA ou PT tudo bem. Se for o Governo tem alguma coisa errada porque seria com dinheiro público. E se for com dinheiro público a pesquisa deve se tornar pública e, não para consumo interno. Eis uma questão que o Ministério Público Eleitoral deveria procurar tomar conhecimento urgente…


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido