Menu

Pesquisar
Close this search box.

Geográfo questiona construção de barragem proposta por comunista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Qual é a segurança que se tem desse projeto dar certo?”, questiona o professor e geógrafo Claudemir Mesquita sobre a construção de uma barragem no Rio Acre, proposta pelo deputado estadual Eduardo Farias.


DSC_0577


Um dos maiores estudiosos da bacia hidrográfica do Acre, Mesquita disse que faltou diálogo para maior conhecimento do projeto. “Ninguém conhece o local do projeto”, acrescenta. Ele afirma que é preciso muito estudo para mexer em um rio que tem 1.100 km e que sai de 1 (um) para 17 (dezessete) metros de volume de água sofrendo processos erosivos.

Anúncios


“A Engenharia tem solução para tudo, mas não se responsabiliza por vidas que eventualmente venha sofrer danos em caso de acidentes”, comenta.


O geógrafo defende obras no Rio Acre que não sejam estruturais que possam ser sensíveis com a vazante do rio. Ele defende um estudo melhor de solo, de vazão do rio, debate que o professor disse que não viu acontecer.


“Espero que essa discussão venha acontecer e que os gastos de R$ 100 milhões venha a acontecer na sustentabilidade, na proteção de nascentes, remoção de famílias que estejam causando danos, coleta de esgoto e proteção da mata ciliar”, concluiu.


A PROPOSTA


O deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB) apresentou uma anteprojeto de lei justificando que o rio estaria perdendo volume de água, correndo risco de provocar o desabastecimento na capital.


“A barragem vai minimizar as grandes enchentes e vai acabar com as pequenas e médias enchentes. O Acre gastou de forma direta e indireta em torno de R$ 1 bilhões com os fenômenos extremos do rio Acre.  A barragem traria um paisagismo muito bonito, garantiria a prática de esportes náuticos, manteria a navegação o ano todo acabaria com o sofrimento das pessoas que sofrem com as enchentes”, disse Farias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido