Menu

Bate e assopra

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Chego à sessão da ALEAC e vejo um deputado da base governista se derretendo em elogios ao governador Tião Viana (PT). Detalhe: no dia anterior o mesmo parlamentar numa conversa informal contava-me dos sérios problemas que a atual gestão enfrenta no Estado e descia o malho no Governo. Chegou a dizer que dependendo de quem fosse o candidato ao Governo da oposição teria o seu voto.


E tem mais….

Publicidade

Na base do Governo da ALEAC existem outros deputados que votam a favor dos projetos do executivo, mas que nos bastidores são críticos ferozes do governador. A assessoria política do Governo precisa atuar mais firmemente com a base para não ter nenhuma surpresa desagradável no futuro.


Cadê você?


Parece que o deputado Astério Moreira (PEN) anda esquecido das suas funções de líder do Governo, na ALEAC. Nesta semana ainda não o vi em nenhuma sessão da Casa. Quem está assumindo a função espontaneamente é o deputado Eduardo Farias (PC do B).


Mudança de postura


Desde que era vice-prefeito da Capital, Farias, sempre destacou-se pela sua diplomacia e parcimônia para tratar de assuntos complexos. Na ALEAC está batendo de frente com a oposição de maneira não tão cortes.


Nem tão desunidos


Fica o registro. Em Brasília, esta semana, na quadra 302, Norte, uma animada  turma de acreanos conversava animadamente num restaurante. Os deputados federais Márcio Bittar (PSDB), Gladson Cameli (PP), Flaviano Melo (PMDB) juntamente com prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) e a esposa, deputada Antônia Sales (PMDB). Advinha qual era o assunto principal?


Escalação do time


Na eleição de 2010 o discurso da FPA era que a oposição disputava com a equipe reserva. Em 2014, os titulares parecem já  estar escalados para disputar o pleito. A posição de cada um o tempo vai definir. Parece que aprenderam e vão jogar mais unidos.


Gol contra

Publicidade

Mas tem alguns membros da oposição que por interesses próprios continuam batendo de canela e podem marcar gol contra. A verdade é que jamais existirá uma oposição e nem uma situação unidas. A política é arte de acomodar divergências visando o poder.


Ibope alto


As críticas que o esposo de Marina Silva (PSB), Fábio Vaz, recebeu de um militante petista nas redes sociais serviu para mostrar como o subsecretário da SEDENS tem amigos na FPA. Não foram poucos os “companheiros” que saíram em defesa de Vaz.


A defesa


Uma das frases que Fábio Vaz usou para se defender é interessante. Ele disse que o Governo de Tião Viana (PT) não  é apenas do PT. Verdade. Tião foi eleito por uma coligação de 15 diferentes partidos, inclusive, o PV, ao qual pertencia Marina Silva. Alguns “militantes” esquecem desse detalhe.


Os esquecidos


Aqueles antigos militantes do PT que vendiam camiseta para angariar fundos de campanha e carregavam bandeiras nas ruas parecem estar em extinção. Agora, sem cargos e vantagens ninguém está  disposto a colocar a cara pra bater.


Candidaturas precipitadas


O governador Tião Viana (PT) pode ter cometido um “equivoco” ao incentivar alguns secretários a lançarem candidaturas proporcionais com tanta antecedência. Pelo menos dois secretários que têm se destacado nas suas pastas já transformaram-se em alvos de parlamentares governistas e da oposição.


Alvo preferencial


O secretário da SEAPROF e SEAP Lourival Marques Filho pode preparar o lombo. Vai enfrentar denúncias da oposição e situação até as próximas eleições. Considerado favorito para ocupar uma das vagas da ALEAC não terá tempo fácil.


Caso de polícia


O desaparecimento misterioso de 25 toneladas de milho do silos de Capixaba está deixando de ser um caso de polícia para transformar-se num caso de política. Quem tem que dar uma resposta sobre o desaparecimento dos grãos é quem investiga o caso. Pelo que me consta Loro não tem nem granja e nem açude de piscicultura.


No caminho certo


Também o secretário de Pequenos Negócios, José  Carlos Reis, tem tudo para eleger-se, em 2014. O trabalho dele é  entregar equipamentos para novos empreendedores em todo o Estado. Vacilam os deputados estaduais que com todas as vantagens não estão andando e aproximando-se da população.


Terra de ninguém


O casal do Juruá, Dêda, ex-prefeito de Rodrigues Alves e, a deputada Maria Antônia (PROS) descobriram uma nova fonte inestimável de votos: Rio Branco. A dupla tem visitado com frequência os bairros periféricos da Capital e atendendo solicitações dos rio-branquenses.


Sinuca de bico


O coordenador da Secretaria de Educação, em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PC do B) anda taciturno. Não sabe se vai ou se fica. Tem enfrentado muitas dificuldades para exercer o cargo. O resultado está na sua aparência física. Muito mais magro, Zequinha só vai ficar se a representação tornar-se regional como era anteriormente. Vereador de dois mandatos, ex-candidato a vice-prefeito de Cruzeiro do Sul e suplente de deputado da ALEAC, Zequinha tem sim capital político para merecer outro tratamento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido