Menu

Passadas três horas da apuração oficial, ainda estão aparecendo urnas para contagem de votos no sinteac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas


A confusão em torno da eleição do SINTEAC continua na manhã de hoje (30) na sede do SINTEAC, em Rio Branco. Desde que foi decretada encerrada a apuração, por volta das 8h08, na quadra do Colégio Acreano, que começaram a aparecer urnas com votos não contabilizados.

Publicidade

Uma das urnas, de nº 51, da Escola Iracema Gomes, foi entregue na sala da Comissão Eleitoral por volta das 10 horas desta sexta-feira, no momento em que a candidata que supostamente venceu a eleição, Rosana Nascimento, concedia entrevista coletiva. A urna de nº 79 também está na mesa da Comissão Eleitoral.


O corre-corre foi grande. O presidente da Comissão Eleitoral, Augusto Rosas não quer dar declarações à imprensa enquanto não se reunir com os candidatos. Uma reunião com a Comissão Eleitoral promete esquentar ainda mais o clima. Os candidatos Waldir França, João Sandim e Justino de Queiroz já declararam que vão entrar com mandado de segurança contra a posse de Rosana Nascimento e a impugnação de todo o processo.


João Sandim voltou a afirmar que existiram urnas que não bateram o número de votantes com o número de assinaturas. Ele afirma que houve fraude e ainda “o uso da máquina pública para tirar proveitos políticos”.


Em entrevista coletiva, Rosana Nascimento afirma lisura no processo e já fale em reestruturação do sindicato. “Os colegas estão se sentindo prejudicados não sei por que?”, questiona Rosana.


 


Leia mais:
>>>
Rosana da CUT vence eleição do SINTEAC marcada por denúncias de fraudes


Depois de muita confusão, bate-boca e de denúncias de fraudes, a sindicalista Rosana Nascimento, da CUT, obteve a maior votação entre os seis candidatos que disputavam a eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC). A sindicalista que obteve apoio do Palácio Rio Branco teve 1.978 votos. O segundo colocado foi o professor Raimundo Accioly [que tinha apoio do PCdoB] com 1.617 votos. Veja abaixo a votação geral dos seis candidatos que concorreram. Segundo Waldir França, um requerimento pedindo a nulidade do processo será protocolado ainda hoje junto à Comissão Eleitoral. Uma urna da escola José Sales, desapareceu.


PROCESSO TUMULTUADO:


O processo de apuração na capital foi tumultuado e cheio de denúncias de fraudes. Ontem à noite, as primeiras urnas chegaram sem lacre à Quadra do Colégio Acreano [local de apuração]. Por volta das 20 horas iniciou o bate-boca entre os candidatos, fiscais e cabos eleitorais.


No meio da confusão um menor entrou no recinto, pegou uma das urnas e tentou fugir com os votos pulando uma das arquibancadas da quadra. A ação rápida de militares e dos próprios fiscais envolvidos no processo evitou a tentativa de fuga com uma das urnas. Mas o tumulto foi inevitável. Cédulas de votos foram perdidas no meio do empurra-empurra. Jovens chegaram a ficar detidos no pátio do Colégio, mas foram liberados pela Policia Militar.

Publicidade

Mas essa não foi a única novidade. Taxistas, mototaxistas e até diretores de escolas não paravam de chegar ao local de apuração sem o acompanhamento de nenhum fiscal, o que aumentava ainda mais as suspeitas de fraudes.


APURAÇÃO SUSPENSA EM RIO BRANCO:


Com a apuração na capital suspensa, a tensão era por conta da divulgação dos resultados da eleição no interior do Estado. Enquanto a Comissão Eleitoral se reunia no centro da Quadra, torcidas organizadas pelo PT e PCdoB se dividiam na comemoração dos resultados da eleição nos municípios repassados via telefone e redes sociais.


Na primeira parcial divulgada por volta das 00h38 a candidata do Palácio Rio Branco, Rosana Nascimento despontava na dianteira com 1.215 votos. Em segundo lugar estava o candidato Raimundo Acciole, do PCdoB, com 1.185 votos.


O clima chegou a ficar tenso novamente, quando o presidente da Comissão Eleitoral, professor Augusto Rosas decidiu, mesmo com todos os indícios de fraudes, retomar a contagem dos votos.  Rosas alegou que de acordo o estatuto, a nulidade do processo só poderia acontecer através de decisão em Assembleia Geral.


“A Comissão decidiu por unanimidade deliberar por atender a verificação das urnas com suspeitas de violação de lacre, mas proceder pela apuração com a fiscalização dos candidatos, com o registro de cada irregularidade que por ventura venha acontecer em cada urna”, decidiu Rosas.


Para Rosas, não existiam provas de irregularidades. A decisão da Comissão contou com o apoio único da candidata Rosana Nascimento que já tinha conhecimento dos resultados da eleição no interior – em que ela assumia a dianteira do processo. O atual presidente do sindicato, João Sandim, foi o primeiro a se pronunciar contra a continuidade da apuração. Ele chamou de indecente o trabalho da Comissão Eleitoral. “Não vou compactuar com essa indecência!”, exclamou.


Outras denúncias começaram a ser disparadas contra a Comissão. Waldir França chegou a dizer que todos os membros eram tendenciosos. “Nós já sabemos o resultado dessa eleição pela forma como ela foi conduzida. Um ato desonesto e vergonhoso” desabafou.


Outra candidata, a professora Toinha, pediu a Comissão que adiasse a apuração para a manhã seguinte. Ela alegou falta de segurança para a continuidade do processo, se referindo aos tumultos já acontecidos. Nem mesmo o representante nacional da CUT, Daniel Gaio, que veio ao Acre como observador da eleição, foi capaz de mudar a decisão da Comissão Eleitoral.


Era meia noite quando a apuração foi retomada. O resultado final foi divulgado às 8 horas da manhã. A Comissão Eleitoral não se pronunciou com relação aos pedidos de nulidade da eleição e nem com relação ao conjunto de provas produzidas a partir da apuração que durou toda a madrugada.


Veja o resultado final:


Rosana Nascimento – 1.978 votos
Raimundo Accioly – 1.617 votos
Raimundo Justino – 901 votos
João Sandim – 880 votos
Waldir França – 884 votos.
Toinha – 488 votos


 


Jairo Carioca – da redação de ac24horas


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido