Menu

Eleição do SINTEAC é marcada por denúncia de fraude e muita confusão

Foto_01

Comissão Eleitoral decidiu continuar com a apuração mesmo com indícios de fraude. Várias urnas chegaram sem lacre na quadra de esportes; Número de abstenção foi recorde.

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas


Denuncia de fraude, bate-boca e muita confusão na apuração dos votos da eleição para diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEAC) na noite de ontem (29) na quadra de esportes do Colégio Acreano, em Rio Branco. A confusão generalizada começou quando as primeiras urnas sem lacre chegaram ao local de apuração por volta das 20 horas.

Publicidade

No meio do bate-boca de candidatos, fiscais e cabos eleitorais um menor entrou no recinto, pegou uma das urnas e tentou fugir com os votos pulando uma das arquibancadas da quadra. Mesmo com a ação de militares que faziam a segurança o tumulto foi inevitável. Mas essa não foi a única novidade durante a apuração. Taxistas, mototaxistas e até diretores de escolas carregaram as urnas até o local da apuração. Várias foram violadas.


Depois do tumulto o processo de apuração foi suspenso por mais de duas horas. Após se reunir, a Comissão Eleitoral presidida pelo professor Augusto Rosas decidiu mesmo com todos os indícios de fraudes, retomar a contagem dos votos.  A decisão só contou com o apoio da candidata Rosana Nascimento. Os demais candidatos foram unânimes em afirmar que não existia segurança para a continuidade do processo eleitoral. Houve novo bate-boca, mas o processo continou.


A primeira parcial, divulgada por volta das 00h38 com votos de vinte cidades do interior apontou na frente à candidata do Palácio Rio Branco, Rosana Nascimento, com 1.215 votos. Em segundo lugar estava o candidato Raimundo Acciole, com 1.185 votos. A apuração segue pela madrugada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido