Menu

Líderes de empresas acusadas de pirâmide financeira também serão investigados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público criou uma força-tarefa para investigar, além dos proprietários das empresas acusadas de pirâmide financeira, as pessoas responsáveis por atrair investidores nos estados. No Acre, um dos investigados seria Shawke Lira, o maior investidor da Telexfrre no estado. “Nós estamos investigando todos, inclusive a possibilidade de haver ações civis e criminais contra esses principais líderes regionais”, destacou o presidente da Associação do Ministério Público do Consumidor (MPCon), Murilo Moraes e Miranda.


Aqui, o Departamento de Combate ao Crime Organizado (Decco) já vinha investigando ao menos cinco integrantes da rede da Telexfree, mas o inquérito foi suspenso porque a empresa conseguiu um habeas corpus.

Publicidade

Segundo as investigações, 31 empresas são alvos de investigação por suspeita de serem pirâmides financeiras em todo o Brasil. No início do mês eram 18.


Segundo o MP, as apurações têm mostrado que, embora possa não haver relação entre os donos delas, muitas vezes os responsáveis por arregimentar vítimas para esses negócios são os mesmos, segundo Miranda. Ou seja, os líderes é que seriam responsáveis por fazer a interface entre um esquema fraudulento e outro, permitindo assim a perenidade desse tipo de crime mesmo com o fim das empresas.


A conduta de pessoas que participaram de negócios já extintos também poderão ser alvos de análise, de acordo com o promotor.


Poderão ocorrer novos bloqueios
As investigações da força-tarefa já levaram ao congelamento das contas de Telexfree e da BBom. Os pedidos foram feitos, respectivamente, pelo Ministério Público do Acre e pela procuradoria da República em Goiás. Nesta terça-feira (30), foi a vez da Blackdever ser suspensa a pedido do MP de Minhas Gerais.


Da redação ac24horas
Com informações do Portal IG


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido