Menu

Raio laser apontado contra aeronaves colocam em risco transporte aéreo em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Duas ocorrências de disparos de raios lasers verdes, contra aeronaves, foram registradas somente neste mês de junho em Cruzeiro do Sul (AC). A última notificação foi nesta segunda-feira (29), durante um vôo do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o caso aconteceu  próximo ao centro da cidade. Os únicos aviões que realizam vôos noturnos na cidade são do TFD, mas, a cerca de dois anos, quando a Gol Linhas Aéreas operava durante a madrugada, também foram registrados casos iguais.


O objeto, bastante usado em festas e em estádios de futebol, pode provocar sérios danos quando apontado contra as aeronaves, causando grande risco de derrubar o avião. Através de pesquisas foi comprovado que o flash disparado contra a aeronave se espalha pela cabine, chegando a causar cegueira momentânea de 30 segundos no piloto, e ainda causando riscos de queimar a retina ocular.

Publicidade

Em Cruzeiro do Sul, os casos foram registrados através de notificação do piloto ao Centro Aéreo.  Depois de reunião realizada com a Policia Federal, Policia Militar e Policia Civil, foi estabelecido que as representações de segurança pública podem ser acionadas para atender casos como esses, através da localização, oferecida pelo piloto, de onde aconteceu o disparo laser.


A ação de apontar uma caneta de raio laser verde para um avião é crime contra a segurança do transporte aéreo, previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro. A lei prevê de dois a cinco anos de cadeia, porém caso haja um acidente com mortes, o responsável pode ser condenado a até 12 anos. A caneta de laser verde, que tem um alcance de cerca de 300 metros, é vendida abertamente no mercado a qualquer pessoa.


No Brasil chegam a ser registradas anualmente mais de 1500 ocorrências dessa natureza. Caso o acusado pelo disparo seja menor de idade, os pais respondem pelo crime. Em São Paulo(SP) um menor de 8 anos, foi abordado pela polícia disparando o laser contra a aeronave, os pais da criança responderam pela infração.


Com informações do site Tribuna do Juruá


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido