Menu

Pesquisar
Close this search box.

Empresa que usa garrafas PET para produzir vassouras, cordões de varal e corda para amarrar rede faz sucesso no Espaço da Indústria, na Expoacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


O senhor Nilo Viana é um exemplo de criatividade e empreendedorismo com consciência ambiental. É dele a idéia de utilizar garrafas plásticas do tipo PET para a produção de vassouras, cordão de varal e corda para amarrar rede. Há sete anos ele criou a Incovass, no bairro da Sobral, na Baixada do Sol. Há três ele participa da Expoacre vendendo e expondo o que produz em sua pequena indústria.

Anúncios


DSC_0027


No Espaço da Indústria na Feira Agropecuária, o estande da empresa de Nilo é um dos mais visitados.


“Vem gente até de São Paulo. Ontem mesmo eu vendi uma vassoura para uma mulher de São Paulo”, diz.


Muita gente visita o espaço por curiosidade. Para conhecer o processo de fabricação dos produtos, que começa pela coleta das garrafas.


DSC_0021


Nilo Viana explica que após a coleta das garrafas PET descartadas no bairro onde ele mora ou em outras regiões da cidade, os rótulos são retirados. Um equipamento prende e corta o fundo e o bico das garrafas. No passo seguinte, o plástico é desfiado em um outro suporte e os fios são enrolados. Depois disso, o produto é submetido a um choque térmico para resfriamento. A seguir, as cerdas são separadas em tufos, que são presos com grampos na base de plástico ou madeira da vassoura.


Além de ajudar a diminuir a poluição causada pelas garrafas plásticas descartadas de forma inadequada no meio ambiente, o senhor Nilo emprega cinco pessoas e através da compra das garrafas gera renda para vários coletores.


“Tenho cinco funcionários. Todo mundo registrado e legalizado e ainda tem um pessoal que vende as garrafas”, informa.


A Incovass, empresa de Nilo Viana, fica na Feira Agropecuária até o domingo, último dia do evento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido