Menu

“Carapanãs” assumem movimento grevista e Sinplac admite perda do controle

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com


“Os carapanãs”, assim são identificados os membros do grupo que assumiu o comando de greve da educação estadual. Há informações de que infiltrados no comando deliberativo do Sinteac, “os carapanãs” tenham sugerido a contratação de seguranças para a porta do Colégio Estadual Rio Branco (CERB) com o objetivo de evitar a votação da uma contraproposta supostamente acordada entre os representantes do Sinplac e o Sinteac com membros do governo para colocar fim à greve nesta sexta-feira (19). Até o inicio da tarde de hoje (19) ninguém assumiu a contratação dos seguranças.

Publicidade

A assessoria do Sinplac negou autoria e vai emitir uma nota de repúdio. O secretário de educação, Daniel Zen, pelo facebook, disse não ser autor da intervenção. Procurado, João Sandim não foi encontrado na sede do sindicato. Ele teria viajado para Cruzeiro do Sul assim que terminou a manifestação em Rio Branco e mantém seu telefone fora da área de serviço. João Sandim teria sido voto vencido na reunião que deliberou sobre a contratação dos seguranças.


O secretário administrativo do Sinplac, Edvaldo Rocha, aceitou falar com a reportagem. Ele confirmou a existência do que chama de “movimento estranho” na educação e admitiu que a entidade perdeu o controle sobre eles.


“Realmente a gente perdeu as rédeas e não conseguimos diálogo com a categoria por conta desse movimento estranho que sempre vaia as nossas lideranças e tem conseguido induzir os professores na hora de decidirem sobre a continuidade da paralisação”, disse Edvaldo.


As declarações de Edvaldo não foram em vão. Pela manhã ficou visível a tomada de controle da manifestação quando a presidente do Sinplac, Alcilene Gurgel foi chamada de “pelego” e vaiada quando convocava os professores para deliberar sobre o fim da greve. Chateada ela passou mal. A assessoria do Sinplac informou que a presidente teve uma crise de pressão.


“Os carapanãs” assumiram o microfone e convocaram os professores para uma passeata com destino à Casa Rosada e o Ministério Público Estadual. No MP, eles prometeram entregar uma fita com as imagens do bloqueio do CERB feito pelos seguranças e do cinegrafista, segundo eles, que foram infiltrados pelo governo para intimidar os professores.


greve_cara_in1


Um sindicalista que faz parte do comando de negociações com o governo que pediu para não ter seu nome identificado, disse que o movimento existe. “Os carapanãs” fazem parte do grupo radical de professores da Ufac e são ligados ao historiador Gerson Albuquerque. Mas segundo o sindicalista, o que ninguém esperava aconteceu “que foi a ampliação do grupo motivado pelo clamor das ruas em todo o país”, acrescentou.


Para Edvaldo Rocha, esse grupo – que ele chama de estranho – está preocupado não com a categoria, mas contra a direção dos sindicatos. A eleição para o Sinteac está marcada para agosto e do Sinplac para o mês de setembro.


“A gente até agora não entendeu se a categoria está rejeitando a proposta ou o tempo do governo por conta dessa decisão, toda vez que a gente tenta explicar eles começam a vaiar, fazer tumulto e acabam levando os demais”, concluiu Edvaldo.


Em segunda postagem feita na tarde de hoje (19), Zen se aproveita do racha no movimento para dizer que “tem gente mais interessada na manutenção da greve pela greve do que no desfecho dela, independente de acordo que venha a ser firmado”, escreveu.

Publicidade

Ainda de acordo Zen o mesmo grupo insiste em dizer que havia dinheiro e que o governo estava mentindo, blefando, escondendo o jogo e maquiando os números.


“São as mesmas pessoas que, nas reuniões, se comportam educadamente, como gatinhos, mas que bradam como leões, como hooligans na frente dos demais colegas grevistas. Eles insuflam, inflamam, tumultuam, mas não conseguem sustentar suas alegações com fundamento em argumentos racionais, baseados na realidade”, acrescenta Zen.


A reportagem tentou falar com o professor Gerson Albuquerque da Ufac, mas ele não foi localizado. 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido