Menu

A Casa não caiu, ela foi reformada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 


Ray Melo, da redação de ac24horas
Com informações contidas no inquérito da Policia Federal no Acre

Publicidade

A reportagem de ac24horas teve acesso com exclusividade às escutas realizadas pela Policia Federal, em que o então secretário da pasta de Habitação do governo do Acre, Aurélio Cruz, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal do Acre, preso na última sexta-feira, 10, na “Operação G7, desencadeada pela Policia Federal, esquematizou para o empreiteiro Vladimir Camara Thomas, da empresa de engenharia Engecal, que possui diversos contratos de prestação de serviços com a Secretaria de Habitação do Acre, uma reforma em sua casa, situada na Rua Almirante Tamandaré n° 84, bairro Izaura Parente (atrás do Supermercado Araújo), para a liberação de créditos e pagamentos da em benefício do empresário utilizando-se da função de Secretário de Habitação.


AURELIOCAI_casaG7


De acordo com a representação da PF enviada ao judiciário, em dezembro de 2012, o então secretário de habitação Aurélio Silva da Cruz ainda solicitou para a empresa ENGECAL que realizasse serviços em uma Zona de Atendimento Prioritário da Secretaria de Habitação (ZAP PALHEIRAL), sem a realização de qualquer processo licitatório, indicativo de que a empresa prestou os serviços de forma gratuita.


No relatório, a superintendência da PF esclarece que Antes de dar início à transcrição das interceptações telefônicas indicando a possível prática do crime de corrupção passiva por parte do Secretário de Habitação do Acre, vale registrar que foram identificados diversos contratos, em andamento, entre a ENGECAL e a SEHAB, conforme tabela abaixo, sem prejuízo de outros contratos em andamento que não tenham sido localizados.


Aurélio usou a influência tanto como secretário quanto de ex-superintendente da Caixa


Conforme ligação do dia 24/12/12, Vladimir Camara Thomas, pede ao braço direito de Sebastião Viana na secretária da Habitação, Aurélio  Cruz, , para este interceder junto à Caixa Econômica Federal, visando a liberação de um crédito em favor da ENGECAL, a fim de que a empresa pudesse honrar pagamentos de final de ano em favor de empregados. Segundo a PF, o papel de Cruz nesta transação puramente comercial, entre a CEF e a ENGECAL, seria o de confirmar para uma servidora da CEF identificada com o nome de Analu responsável pela liberação do dinheiro, que a empresa de empreiteiro teria créditos a receber do Estado, os quais seriam liberados nos próximos dias e que, provavelmente, serviriam para cobrir a liberação do crédito solicitado.



Em outra ligação, ocorrida apenas três dias depois (27/12/2012), o empreiteiro Vladimir liga preocupado para Aurélio, afirmando que os pagamentos para ENGECAL não haviam sido liberados (pagamentos por serviços da ENGECAL ao Estado do Acre – contratos SEHAB). O secretário, de acordo com relatório da PF, fica surpreso ao saber que os pagamentos não saíram e pede um tempo para resolver.



No dia seguinte, 28/12/2012, ainda pela manhã, empreiteiro vai pessoalmente até a SEHAB, para conversar com Aurélio. Nesta ligação, o secretário liga para Vladimir para falar que estava resolvendo a situação e o dono da Engecal então fala que está pessoalmente na secretaria, momento em que Cruz pede para que ele vá até sua sala.

Publicidade

Aproximadamente 10 minutos depois, Vladimir liga para sua esposa Chayanne, e a orienta sua a preparar os ofícios, notas e certidões dos contratos nº 135 e 137, visando o recebimento de pagamentos 294 por parte da SEHAB. De acordo com a Policia Federal, o empreiteiro fala que os empenhos estão prontos, em mãos.


Na representação, a Policia Federal menciona que os contratos nº 135/2008 e 137/2008, entre a SEHAB e a ENGECAL, foram reajustados no dia 20 de dezembro de 2012, conforme publicação em diário oficial do Estado do Acre do dia 21 de dezembro de 2012.


G7_contratos reajustados_3


No mesmo dia foram emitidos os pagamentos relacionados aos contratos nº 135/2008 e 137/2008, conforme informações extraídas do Portal da Transparência do Estado do Acre.


G7_emissão de pagamento_5


G7_casa de aurelio


A reforma da casa de Aurélio


Ainda no mesmo dia, 20 minutos após reunião com o secretário de habitação, onde restaram acertados os procedimentos para pagamentos em favor da ENGECAL, Vladimir liga para um empreiteiro de nome Fábio, pedindo para este realizar um serviço em um local que, segundo as referências transmitidas, ficaria perto do Supermercado ARAÚJO da Isaura Parente.



De acordo com a PF, o teor das ligações entre Vladimir e Aurélio, não deixa a menor margem de dúvidas de que a ENGECAL prestou serviços de forma gratuita na residência do Secretário de Habitação Aurélio Cruz.







No mesmo dia, em conversa entre Vladimir e Fabio, este menciona que o “rapaz lá”, referência ao secretário de habitação, teria pedido mais serviços além daqueles inicialmente previstos. Nesta oportunidade Vladimir menciona que teria outro serviço para Fábio, “não oficial”.


Confira a transcrição:


VLADIMIR: Alô.


FÁBIO: Alô..Vladimir?


VLADIMIR: Ô Fábio.


FÁBIO: Deixa eu lhe falar. Eu já terminei de fazer o serviço lá que tinha que fazer lá no


homem. Mas só que o rapaz lá quer que faça mais serviço.


VLADIMIR: Que serviço?


FÁBIO: Ele quer que descasque lá os mofos lá da parede e reboque de novo.


VLADIMIR: Hã?


FÁBIO: Ele quer que reboque..tire os mofos lá da parede e reboque de novo.


VLADIMIR: Qual parede?


FÁBIO: Rapaz é um monte. Se for tirar o mofo lá..o cara vai gastar umas três.. quatro


sacas de cimento e um metro de areia.


VLADIMIR: Eu vou ver aqui. (Inaudível) Eu te ligo já ..já..


FÁBIO: Oi?


VLADIMIR: (inaudível)..


FÁBIO: Não tô entendendo.


VLADIMIR: Faz o seguinte.. eu ligo já..já. Dá…dá uma horinha que eu te ligo tá?


FÁBIO: Tá jóia. Beleza.


VLADIMIR: Tá bom. Dá uma hora .. eu te ligo. Tem um outro serviço pra tu fazer sem ser


oficial. Eu vou te ligar já..já.. Tá?


FÁBIO: Tá jóia.


 


aurelio_caiEm abril, Aurélio foi exonerado por Sebastião Viana e assumiu comissão


No dia 4 de abril de 2013 o secretário de habitação do governo do Acre, Aurélio Cruz, é exonerado pelo governador do Estado Sebastião Viana. Oficialmente, a Estatal Agência de Noticias do Acre afirma que a convite do próprio governador, e do prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, Aurélio Cruz assumiria a Coordenadoria da Comissão Interinstitucional de Acompanhamento das Obras e Serviços das Zonas de Atendimento Prioritário -ZAP’s, vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e execução do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, em Rio Branco.


Mas nos bastidores a conversa foi totalmente diferente. Na época, ac24horas antecipou em primeira mão a saída de Cruz da pasta.  O ex-superintendente da Caixa foi convidado a se demitir, tendo em vista que entrou em rota de colisão com o governador ao desmenti-lo sobre a entrega de casas do projeto Cidade do Povo para Dezembro.


A situação ficou insustentável e nem mesmo com remendos que tentou fazer o governador o perdoou por tamanha reprimenda pública que sofreu.


Com a experiência de 22 anos de carreira na Caixa Econômica Federal, Aurélio Cruz assumiu a pasta de Secretário de Estado de Habitação em 27 de março de 2012 com a missão de coordenar os projetos habitacionais do Estado. Ao assumir a coordenadoria desta comissão Aurélio deixou de ser secretário de Habitação.


Rostênio Ferreira de Souza, que atuava na coordenação do Departamento de Regularização Fundiária, assumiu a função de Secretário de Estado de Habitação.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido