Menu

Pesquisar
Close this search box.

Justiça concede 15 dias de prazo para invasores do Novo Cruzeiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gleydison Meireles – da redação do ac24horas
ggreyck@gmail.com


A Juíza substituta da 1ª Vara da Fazenda Pública, Mirla Regina da Silva Cutrim, concedeu um prazo de 15 dias para os invasores do Novo Cruzeiro e marcou para o próximo dia 13 maio uma audiência com representantes do Movimento dos Direitos Humanos (MDH), comissão dos moradores do Novo Cruzeiro, representantes do governo Estadual e a Comissão de Assuntos Agrários do Tribunal de Justiça (TJ) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Anúncios


“O objetivo da audiência é encontrar novas alternativas para o impasse do Novo Cruzeiro, buscando uma saída pacífica e se possível, evitar a reintegração de posse”, esclareceu Jocivan Santos, presidente do MDH.


A reintegração de posse estava marcada para a quinta-feira (2), mas foi suspensa depois da concessão de novo prazo, que beneficiou os invasores. O impasse entre o governo Estadual e posseiros se estende a mais de um ano, desde que a área, de cerca de cinco hectares, foi invadida por cerca de 150 famílias.


PGE diz que não tem saída, posseiros terão que deixar as terras do Novo Cruzeiro


Nesta semana a comissão de invasores e membros do MDH tiveram participando de uma reunião com procuradores do Estado e representantes da Secretaria de Habitação (Sehab) e tiveram uma noticia nada animadora.


De acordo com Jocivan Santos os representantes estaduais afirmaram que a única saída para o impasse é a reintegração de posse. “Os procuradores afirmaram que os ocupantes do Novo Cruzeiro terão que deixar a área, pois a ação de reintegração de posse foi um pedido do Ministério Público, que, de acordo com os procuradores, realizou um estudo baseado no relatório da Polícia Militar, concluindo que as famílias que lá não se enquadram no perfil de pessoas que precisam de terras. Os procuradores afirmaram que nem o executivo pode reverter esse quadro”, disse Santos.


Mesmo com as alegações dos procuradores o ativista dos Direitos Humanos acredita que a reunião marcada para o dia 13 terá uma solução favorável para os ocupantes.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido