Menu

Conferência Municipal das Cidades é realizada com sucesso em Sena Madureira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os debates aconteceram durante a manhã e parte da tarde de quinta-feira (18) no auditório do Centro Cultural Maria Inês do Vale Anute, reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada e do poder público. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já”, a conferência municipal das cidades serviu para que a comunidade senamadureirense apresentasse suas principais demandas e prioridades em forma de propostas que serão encaminhadas à fase estadual da conferência e, se aprovadas, levadas à fase nacional em Brasília.


A cerimônia de abertura do evento começou por volta de 9 horas da manhã, sendo prestigiada pelo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB), secretários municipais, vereadores Mastró (PR), presidente da câmara, Gilberto Lira (PR), Ecinairo Carvalho, o Xuxa (PTdoB) e Tom Cabeleireiro, secretário estadual de habitação, Rostênio Ferreira, ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, que representou o governo do estado, presidentes de bairros, entre outros.

Publicidade

Em sua fala, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), disse que o governo federal agiu acertadamente ao criar as conferências e abrir um canal de comunicação direto com a comunidade. “Esse é mais um marco importante para nosso município. Aqui, os moradores podem contribuir com ideias, propostas, dizendo das necessidades do município e as encaminhando para quem pode nos ajudar a resolvê-las. A administração municipal fica feliz em poder dar essa contribuição”, enfatizou.


O secretário estadual de habitação, Rostênio Ferreira, citou que a conferência apresenta como proposta também discutir o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, já que as ações deverão ser implementadas, na prática, a partir do ano que vem. “É um momento único que Sena Madureira tem para dizer como deve acontecer a reforma urbana na cidade. Só a população que vive aqui pode dizer o que é melhor para o município”, comentou.


A presidente do bairro Cristo Libertador, Rocilene, mais como “Nenê” avaliou positivamente a iniciativa. “Aqui estamos tendo vez e voz para colocarmos nossas dificuldades. Nós vivenciamos o dia-a-dia de nossa cidade, conhecemos os problemas e em cima disso iremos apresentar as propostas”, destacou.


Após as falas, foram formados grupos para a elaboração e discussão das propostas.


Ao final também foram escolhidos 12 delegados que representarão Sena Madureira na fase estadual da conferência.


O evento em Sena Madureira foi organizado pela Prefeitura Municipal, tendo como presidente da conferência o secretário de Meio Ambiente, Astério Vieira.


Edinaldo Gomes, de Sena Madureira


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido