Menu

Seaprof oferecerá curso para 520 produtores rurais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Terezinha Moreira


Agricultores familiares do Acre poderão concorrer a uma vaga nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo). Executado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Educação (MEC), as inscrições estão abertas e seguem até o dia 23 de março. Os interessados devem comparecer aos escritórios da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) nos nove municipios onde serão ofertados cursos. As aulas iniciam dia 8 de abril com carga horária de 200 horas.

Publicidade

São 520 vagas nos cursos de agricultura familiar, operação de maquinário e implementos agrícolas, pisicultura, operação de compostagem em usinas, técnico em agropecuárua e preparação de pescados. A qualificação é destinada a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais e extrativistas que desejam adquirir formação. No Acre a ação está sendo desenvolvida numa parceria entre o MDA, Incra, Institudo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac), Seaprof e movimentos sociais.


Aulas começam em abril


As aulas terão início no dia 8 de abril e serão ministradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Para se inscrever o interessado deverá comparecer ao escritório da Seaprof com documento de identidade civil e comprovante de que é agricultor familiar, pescador artesanal, extrativista. Esse comprovante pode ser a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou uma declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do seu municipio. Outra exigência é ter no minimo 16 anos e saber ler e escrever. Na conclusão com aproveitamento do curso o aluno recebe o certificado emitido por instituto federal de educação comr econhecimento do MEC.


lourival_1Educação e qualidade de vida


A Coordenadora do comitê estadual do Pronatec Campo, a delegada do MDA no Acre, Zenilda Barbalho, explica que, além de democratizar o acesso à educação, o programa visa contribuir, com outras políticas públicas, para a elevação da produtividade da agricultura familiar e da qualidade de vida no meio rural.


Para o secretário da Seaprof, Lourival Marques Filho (foto) os conhecimentos adquiridos pelos alunos através dos cursos ofertados pelo Pronatec Campo deverão ser empregados no dia a dia das comunidades rurais. Avalia que a iniciativa vai melhorar a produção, tornando-a mais prodtutiva, gerando renda para aos produtores.


“Com acesso à educação teremos jovens e adultos capacitados e instruídos, que podem atuar como multiplicadores do conhecimento. Isso possibilita a transformação de áreas que eram improdutivas em espaços de prosperidade econômica e social e contribuindo para a fixação do homem e, principalmente, do jovem no campo”, acredita Lourival Marques Filho.


Auxilio alimentação e transporte


Segundo Zenilda Barbalho os alunos dos cursos ofertados pelo Pronatec Campo devem ter acesso ao auxilio alimentação no valor de R$ 100 mensais e auxilio transporte no valor de R$ 6 por dia. “O comitê gestor do Pronatec Campo aqui no Acre ainda está discutindo algumas questões como, por exemplo, se os cursos serão em módulos por disciplina ou se serão ministrados somente aos finais de semana”, explicou.


Cursos

Publicidade

No total, 518 vagas estão disponiveis nos municipios de Rio Branco, Bujari, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Capixaba, Xapuri, Brasiléia e Assis Brasil. Os cursos oferecidos são:


MUNICIPIO CURSO VAGAS
Rio Branco Operador de Máquinas Pesadas e Implementos Agricolas 30
Preparador de Pescado 40
Bujari Preparador de Pescado 40
Aquicultor 40
Senador Guiomard Aquicultor 40
Capixaba Técnico em Agropecuária 40
Brasiléia Piscicultor 30
Auxiliar Técnico 40
Xapuri Operador de Compostagem de Usinas 20
Ovinocultor 40
Agricultor Familiar 20
Assis Brasil Agricultor Familiar 40
Sena Madureira Piscicultor 40
Operador de Máquinas Pesadas e Implementos Agrícolas 40
Cruzeiro do Sul Operador de Máquinas Pesadas e Implementos Agricolas 30

Sobre o programa


O Pronatec Campo faz parte do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC), apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O programa está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 e prevê, até o Plano Safra 2014/2015, a oferta de 120 mil vagas em todo o País.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido