Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco tem 1,9 médico para cada mil habitantes. Taxa é a segunda pior do Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
As cidades de maior porte, especialmente as capitais, concentram a maioria dos médicos brasileiros, aumentando a desigualdade na concentração dos profissionais. Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira (18) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Enquanto nove cidades brasileiras tem 5 médicos por 1.000 habitantes, em Rio Branco, existe apenas 1,91. A taxa é a segunda pior do Brasil.


Com 655 médicos cadastrados, Rio Branco tem taxa acima da região norte, mas é a segunda pior do Brasil. No topo da tabela, a cidade de Vitória (ES) tem 3.838 médicos para uma população de 330.526 habitantes. Uma taxa de 11,61 médicos por habitante.

Anúncios


Procurada, a secretaria municipal de saúde disse que vai se pronunciar após ter conhecimento do relatório. A falta de médicos e dentistas nos Postos de Saúde da capital pautou debates entre os principais candidatos á prefeitura de Rio Branco nas eleições de 2012.


O objetivo do estudo divulgado nesta tarde, segundo o CFM é o de superar o que a instituição entende como falso dilema: “faltam ou não faltam médicos no Brasil”. Ainda de acordo informações, embora o governo federal tenha anunciado a meta nacional de 2,5 médicos por 1.000 habitantes não diz como irá diminuir as desigualdades de concentração de médicos entre regiões e municípios.


“Ou seja, adotam a tática do “transbordamento” de profissionais e vendem a falsa ilusão de que a “sobra” irá povoar de médicos os locais atualmente desassistidos”, diz o relatório.


O estudo diz ainda que a tática adotada pelo governo federal serve apenas para autorizar cursos e mais vagas de medicina “sem a mínima qualidade” e que, segundo o CFM vai de mal a pior, conforme constatou o Exame do Cremesp. Para o CFM não são garantidas vagas residenciais médicas para todos os formados.


Na região norte existe 16.538 médicos com CFM, mas apenas 1,01 médicos por cada 1.000 habitantes.


O número de registros de médicos em atividade no Brasil atingiu 388.015 em outubro de 2012, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM). O número se aproxima dos 400 mil atinge a taxa de 2,00 profissionais por 1.000.


 


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido