Menu

Mano Rufino garante parceria com a UFAC visando implantação de cursos de nível superior em Sena

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma equipe da Universidade Federal do Acre (Ufac), de Rio Branco, manteve na manhã desta terça-feira (5) uma reunião com o novo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), objetivando firmar uma parceria com a prefeitura para a implantação de cursos de nível superior na cidade.


Estiveram presentes no encontro o professor José Alves (diretoria de interiorização da Ufac), professor Josué Bispo (prefeito do campus da Ufac, em Rio Branco), Gerson Oliveira (Engenheiro), Jerbiscle Souza (técnico do núcleo de tecnologia da informação), além da coordenação da local da universidade. Inicialmente, o encontro se deu no gabinete do prefeito e em seguida foi feita uma visita ao prédio da Ufac em Sena Madureira, localizado na Rua Monsenhor Távora.

Publicidade

De acordo com o professor José Alves, da diretoria de interiorização da Ufac, ao menos dois cursos de nível superior deverão ser implantados ainda esse ano em Sena Madureira. Para tanto, foi iniciado um levantamento que retratará a situação física do prédio. “A universidade sozinha não tem o orçamento suficiente para manter os cursos, por isso, a parceria com a prefeitura é fundamental. A meta é implantar esses dois cursos no segundo semestre deste ano”, salientou.


A Ufac solicita da prefeitura de Sena Madureira ajuda para reformar o atual prédio, que se encontra com algumas rachaduras e outros problemas, vigias e funcionários para atuarem na limpeza, além de alimentação para os professores que serão deslocados de Rio Branco. “Nossa intenção é manter os núcleos do interior funcionando com regularidade”, comentou.


Mano_sena_in2


“A prefeitura ajudará no que for possível”, garante Mano Rufino


O novo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) lembrou que uma de suas propostas defendida durante a campanha foi exatamente o funcionamento real da Ufac no município. “Sabemos que a demanda de jovens que concluem o ensino médio anualmente em Sena Madureira é grande e nem todos tem condições de cursar uma faculdade em Rio Branco. Por isso, queremos adiantar que a prefeitura será parceria de primeira hora para que esse sonho se torne realidade”, frisou.


Rufino lembrou ainda que a administração não medirá esforços para que os jovens do município possam cursar uma faculdade, com aulas presenciais, sem ter que se afastar de suas famílias. “Nossa luta é para que tenhamos cursos permanentes em Sena Madureira, gerando oportunidades para nossos estudantes”, finalizou.


Além do prédio antigo, recentemente foi construído em anexo um prédio de dois andares para atender as demandas. Decorre que a obra já apresentou várias falhas e não está em condições de receber os alunos. A prioridade será revitalizar o local, por isso, foi solicitada essa parceria com a prefeitura.


De acordo com a Ufac, quatro cursos foram listados para Sena Madureira, dos quais, dois serão escolhidos: Engenharia, Enfermagem, Saúde Coletiva e Licenciatura em Espanhol. Além disso, está previsto também a implantação de um laboratório de informática no núcleo da Ufac de Sena.


O deputado federal Henrique Afonso (PV) anunciou em datas anteriores que alocou uma emenda na ordem de mais de um milhão de reais para a manutenção desses cursos no vale do Iaco.


 

Publicidade

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido