Menu

Sebastião condecora presidente do TJ Adair Longuini com a Ordem da Estrela do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Tião Viana, Grão-Mestre da Ordem da Estrela do Acre, concedeu na noite de segunda-feira, 28, ao presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), desembargador Adair Longuini, a mais alta honraria que o governo do Estado pode conceder a uma personalidade, a insígnia da Ordem da Estrela do Acre no grau Grã-Cruz.


SECOM-ACRE290113APS_8191322

Publicidade

A solenidade de entrega da comenda aconteceu no Palácio Rio Branco e contou com a presença do vice-governador César Messias, Grão-Cruz; a chefe da Casa Civil, em exercício, Nazareth Lambert, Chanceler da Ordem da Estrela do Acre; primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida; presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Élson Santiago; a procuradora-geral adjunta do Ministério Público do Estado, Kátia Rejane de Araújo, juiz Raimundo Nonato Maia, representando a Associação dos Magisrados do Acre (Asmac), representante da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Acre (OAB/AC), Bady Casseb, desembargador Arquilau de Castro Melo, entre outras autoridades.


Nazareth Lambert, chanceler da Ordem, ressaltou que esta insígnia foi criada no governo de Wanderley Dantas, em 1972, como uma honraria destinada a pessoas que tivessem/manifestassem, por meio de seus compromissos, amor ao Estado do Acre.


“O nosso homenageado recebe hoje esta comenda em seu maior grau e juntamente com esta insígnia recebe todo o carinho e gratidão do governo do Acre pela sua luta”, afirmou a chefe da Casa Civil, em exercício. O secretario de Fazenda do Acre, Mâncio Lima, Grande-Oficial da Ordem da Estrela, foi responsável pela apresentação da trajetória profissional do homenageado. Mâncio lembrou que Longuini atua na magistratura há 25 anos e começou a carreira como advogado do Banco do Brasil.


Mâncio Lima frisou, porém, que o trabalho de Longuini recebeu grande destaque por sua atuação num dos julgamentos mais importantes da história do Acre. O julgamento dos acusados pela morte do líder seringueiro Chico Mendes. A primeira-dama do Estado observou que durante seu mandato à frente da presidência do Tribunal de Justiça do Acre, Longuini teve a honra de dar posse a quatro desembargadoras mulheres.


“Isso nos honra muito. Nós mulheres já  éramos honradas pela desembargadora Eva Evangelista. Agora somos honradas também pelas desembargadoras Cezarinete Angelim, Denise Bonfim, Waldirene Cordeiro e pela desembargadora Regina Ferrari”, comentou Marlúcia Cândida.


O governador Tião Viana assegurou que a homenagem a Adair Longuini baseia-se nas qualidades pessoais e os ideais de um profissional da magistratura e no cumprimento da função de presidente do TJ.


“Por estas razões o governo do Estado tem muito orgulho de fazer essa homenagem e reconhece com a maior comenda que o governo tem, e neste ato transfere e delega a personalidades que cumpriram com seu papel institucional e que honraram o nosso tempo”, detalhou o governador.


O homenageado, desembargador Adair Longuini, confessou que recebeu a honraria com muita alegria. Por um momento, o desembargador conta que julgou não ser merecedor de tamanho reconhecimento.


“Fico emocionado com essa homenagem do Estado do Acre. Depois de 25 anos na carreira da magistratura no Acre e agora vem esse reconhecimento público por parte do governo do Estado. Realmente estou muito feliz e emocionado”, disse o presidente do Tribunal.


Fonte: Agência de Noticias do Acre

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido