Menu

Para conter despesas, Sebastiao Viana anuncia que em Rio Branco não haverá carnaval

Tião Viana ressaltou que esta é uma decisão que ocorre em outras capitais do país (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana (PT) e o prefeito de Rio Branco Marcus Viana (PT) anunciaram na manhã deste sábado, 19, durante entrevista coletiva na Casa Rosada, que este  ano o Governo do Acre não irá promover o carnaval popular.


O carnaval que é realizado tradicionalmente no circuito Amadeu Babosa não será promovido este ano. Sebastião Viana usou como justificativa, a economia de gastos, o arrocho fiscal do Estado e informou que o dinheiro que seria investido na folia, será gasto em obras de infra estrutura e melhoramentos de bairros.

Publicidade

“É um ano atípico para todos os estados brasileiros. Um ano de crise, de reajuste orçamentário, por isso, decidimos não assumir esses grandes eventos, pois nossa prioridade é focar o trabalho no enfrentamento ao inverno, com as ações de limpeza nos bairros… Esperamos no próximo ano retormar com essa festa que é uma manifestação cultural do país. Pedimos a compreensão da população”, disse Sebastião.


O governado disse que “não é justo as pessoas estarem se divertindo enquanto há centenas de famílias sofrendo”. Ainda segundo Viana, casos as associações de moradores se organizem para promover a folia, o estado vai disponibilizar a logística para garantir a festa.


Para o prefeito Marcus Viana, o foco agora é garantir os investimentos básicos. “Nossos esforços estão voltados para o enfrentamento ao inverno, infelizmente, temos que sacrificar a realização do carnaval público e priorizar as ações nos bairros, na cidade, mas nada impede que a população faça sua festa, que mobilizem os blocos de rua, que brinquem e se divirtam”, disse.


Líderes da oposição questionam que o Governo do Acre perdeu o controle financeiro da situação do Estado e estaria tomando medidas emergenciais para tentar amenizar a crise em que o Acre mergulhou. Os oposicionistas dão como exemplo a realização do carnaval do ano passado.


Em 2012, mesmo com o Estado de Emergência decretado pela prefeitura de Rio Branco, milhares de famílias desabrigadas na capital e o comportamento dos rios do Acre que continuavam subindo, o governo manteve a festa. Apenas o horário dos bailes foi alterado, começando as 11 da noite e terminando as 3 da madrugada. A época o governador Sebastião Viana (PT) justificou a decisão como uma questão de segurança pública.


Tião Viana ressaltou que esta é uma decisão que ocorre em outras capitais do país (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana ressaltou que esta é uma decisão que ocorre em outras capitais do país (Foto: Sérgio Vale/Secom)

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido