Menu

Procon realiza operação “Boas Festas” e fiscaliza supermercados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Amanda Borges (Assessoria Procon)


O Procon em parceria com a Promotoria de Defesa do Consumidor  e a Vigilância Sanitária, iniciou na primeira semana de dezembro a operação “Boas Festas”. A operação fiscaliza os estabelecimentos como mercados e supermercados de Rio Branco durante todo o mês, protegendo o consumidor nesta época das grandes compras de natal e ano novo.

Publicidade

Os fiscais verificam nas prateleiras os preços, garantias, prazos de validade e origem entre outros dados nos produtos. A Vigilância Sanitária fiscaliza também a questão do armazenamento dos frios. Otacílio Minassa, chefe da fiscalização, esclarece: “Acontece que alguns supermercados não mantêm o produto no armazenamento correto. Se o produto é um ‘frio’ ele precisa ficar sempre em certa temperatura, e quando desligam e recongelam esse ‘frio’ já fica impróprio para o consumo”, concluiu.


Nos mercados, também foram solicitados o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e conferida a acessibilidade das informações quanto às formas de pagamento, já que ambos devem estar de maneira visível e fácil para consulta de quem compra no estabelecimento. As empresas que forem autuadas durante a operação têm até dez dias para apresentar uma defesa, com isso o caso segue para a análise do Procon.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido