Menu

Médico receita mata bicheira para criança

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


A cada dia surgem novas denúncias sobre problemas de atendimento no sistema público de saúde do Acre. A atuação de alguns médicos vem sendo constantemente questionada pelos usuários da saúde gerida pelo Governo do Acre.

Publicidade

Uma família da zona rural de Sena Madureira denunciou nesta segunda-feira, 10, que o médico plantonista do hospital João Câncio, Victor Valda Pedrozas prescreveu um mata bicheira animal para curar as feridas na cabeça de uma criança de apenas seis anos.


Segundo a mãe da criança, que não quis se identificar por medo de represálias, ao levar a menina C.C.S. à unidade hospitalar de Sena Madureira, o médico teria examinado a cabeça de sua filha e teria receitado um mata bicheira em spray.


Ao procurar o medicamento em drogarias, ela foi surpreendida pela informação que só encontraria a substância em lojas de produtos veterinários.


A agricultora ainda se dirigiu a uma loja especializada, mas recebeu a recomendação para não comprar a substância. O atendente teria informado que o cicatrizante animal seria altamente tóxico e poderia levar à morte se ministrado na criança.


Em contato pelo número (68) 9903-*2*9, o médico Victor Valda Pedrozas confirmou a prescrição, mas afirma que o cicatrizante para animais não chegou a ser ministrado a criança.


Segundo o médico que trabalha para o Governo do Acre, C.C.S. teria sido internada no hospital João Câncio para tratamento das várias feridas que teria no couro cabeludo.


“Ela [a mãe da criança] está exagerando com a questão. Falei que colocando um pouquinho poderia resolver o problema”, disse ao afirmar que teria recomendado o tratamento com o mata bicheira.


Victor Valda Pedrozas informou ainda, que teria pedido a internação da menina para que fosse feito um tratamento completo.


“A receita não foi utilizada. Pedi para internar a menina. Estas pessoas estão procurando usar o assunto para denegria minha imagem profissional, no município”, enfatizou.


De acordo com o médico, “coisa banais se espalham muito. Quero fazer o melhor para as pessoas, mas sempre existem aqueles que procuram atrapalhar”, disse Victor Pedrozas.

Publicidade

A reportagem procurou a Secretária de Saúde para saber qual seria o posicionamento dos gestores, em relação à prescrição do mata bicheira, como remédio pediátrico.


A assessoria informou que a Sesacre vai tomar providências administrativas para saber em quais circunstâncias esta receita foi prescrita. Informo também que o paciente vai ser encaminhado para outro profissional para reavaliação.



Conheça o remédio receitado:


Mata Bicheira Coopers 500ML


Fórmula:
Cada 100 mL contém:
Diclorfention …………………… 3,0 g
Veículo q.s.p………………100,0 mL


Indicações:
Para o tratamento preventivo e curativo das bicheiras em todas as espécies de animais.


Larvicida e anti-séptico no tratamento das miíases


Dosagem:


Modo de usar
Retirar a tampa da embalagem e cortar a ponta do bico plástico.


Este bico facilita muito a aplicação do produto, especialmente nas fendas profundas.


Em quaisquer circunstâncias deve-se usar o Matabicheiras Cooper® Líquido em estado PURO.


AGITAR ANTES DE USAR


Administração:


Tratamento preventivo


Aplicar o líquido nos talhos após a tosquia dos ovinos, nas feridas de castração ou descorna, nos ferimentos em geral e no umbigo de animais recém-nascidos.


Este produto não é cáustico, favorece a cicatrização e inibe o desenvolvimento de larvas, evitando assim as bicheiras.


Tratamento curativo
Aplicar o Matabicheiras Cooper® Líquido dentro e ao redor da bicheira, retirando as larvas mortas. Recobrir toda a ferida com uma camada de líquido e repetir o tratamento, se for necessário, com 7 dias de intervalo, até completar a cicatrização.


Como bernicida aplicar o Matabicheiras Cooper® Líquido diretamente no local da localização do berne.


Precauções:
Mantenha a lata bem fechada quando fora de uso.


Atenção: Somente para uso externo.


Mantenha este ou qualquer outro medicamento fora do alcance de crianças e animais domésticos.


Evitar contato do produto com os olhos.


Não usar a embalagem vazia, não guardar junto de alimentos, bebidas, produtos de higiene e domésticos.


Classe Terapêutica:
ECTOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)


Princípio(s) Ativo(s):
DICLORFENTION


Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: – nº 0004


Responsável Técnico:
Roberto Muratovic – CRMV: SP 1613


Especificações
Lata de 500ML


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido