Menu

Autoridades federais terão que se posicionar sobre os conflitos entre acreanos e bolivianos na fronteira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


O conflito entre brasileiros e bolivianos será debatido pelas autoridades federais brasileiras. A deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC) conseguiu aprovar na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), da Câmara Federal, o requerimento para realização de audiência pública, na fronteira do Acre com a Bolívia.

Publicidade

O evento contará com a presença dos ministros de Relações Exteriores, de Justiça e a Ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “No evento serão feitas várias abordagens sobre as relações entre os dois países, com atenção especial a situação dos brasileiros acadêmicos”, diz Antônia Lúcia.


Segundo a deputada acreana, as autoridades federais precisam interceder para evitar os supostos maus tratos, as cobrança de taxas extorsivas e a discriminação que os estudantes brasileiros sofrem nas cidades da Bolívia. Antônia Lúcia quer ainda, a solução para revalidação dos diplomas conquistados no país vizinho.


A truculência contra os cidadãos brasileiros nas cidades bolivianas serão abordados na audiência pública. “Temos que buscar soluções diplomáticas para as prisões e maus tratos de brasileiros. Enfatizaremos o caso do mototaxista Eronildo da Silva, que cumpre pena em Villa Busch, que está mais para um campo de concentração”, enfatiza Antônia Lúcia.


A deputada afirma que se faz necessária a realização da audiência pública, “para que estas autoridades se posicionem sobre os problemas ocorridos na fronteira do Brasil, no Estado do Acre, com Bolívia e Peru, bem como explicitar as políticas públicas com relação a todas as nossas fronteiras na região Amazônia”, informa.


Antônia Lúcia destacou que os embaixadores dos países acham o momento delicado. “E o povo brasileiro clama por soluções. Uma das propostas que será apresentada diz respeito aos presos de Brasil e Bolívia, que dependendo de um acordo diplomático poderiam cumprir somente parte das suas penas nos países amigos, onde os crimes foram cometidos”.


A deputada pretende mobilizar pais de alunos, parentes de presos e pequenos produtores brasileiros que residem na fronteira, para apresentarem suas reivindicações. Antônia Lúcia quer ainda, debater as regras sobre a legalização de veículos brasileiros, na Bolívia. Um relatório da situação será encaminhado ao Itamaraty.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido