Menu

Pesquisar
Close this search box.

Hospital do Câncer no Acre atende pacientes da Bolívia e de Rondônia, mas ainda tropeça na realização do exame de biopsia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas


Mais de 4 mil pessoas no Acre possuem algum tipo de câncer. Entre os pacientes cadastrados no Instituto Nacional do Câncer (INCA), 55% são mulheres. O câncer de mama ainda é o tipo mais frequente. Nos homens, o câncer da próstata atinge 22,5% dos 44,5% cadastrados. Esses e outros pacientes devem começar o tratamento no prazo mínimo de 60 dias, segundo lei aprovada pelo Senado e que segue para a presidente Dilma Rousseff sancionar. A diretora do Hospital do Câncer no Acre, Kesia Labs, diz que o Estado já cumpre com a determinação, mas o gargalo ainda está na realização do exame de biopsia. O oncologista e diretor clinico, Antônio Venedete, afirmou a existência de demanda reprimida. O Hospital das Clinicas é o único que oferece cobertura pelo SUS para realização do exame. Em média um paciente espera mais de 30 dias pelo resultado. A demora pode resultar no avanço do quadro do paciente.

Anúncios


A média nacional para uma mulher começar o tratamento de câncer em todo o país é de seis meses segundo a federação que reúne entidades filantrópicas contra a doença. Um relatório do Tribunal de Contas da União afirma que em 2010, o tempo máximo entre a data do início do tratamento e a quimioterapia foi de mais de 76 dias. A Radioterapia passou de 130 dias.


Estruturado com cirurgião oncológico, radioterapeuta e hematologista pediátrico e adulto, o Hospital do Câncer em Rio Branco não está incluído nessa relação do TCU e tem qualidade comparável aos hospitais privados. Diferente de outras regiões do país, em que milhares de pessoas agonizam na fila para exame de radioterapia, no Acre depois de diagnosticado esse tratamento começa no máximo com 48 horas. Kesia Labs garante ainda, que uma mulher com câncer de mama pode iniciar tratamento em até 24 horas.


O objetivo do projeto de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) é dar aos pacientes que dependem do tratamento pelo SUS, atendimento parecido dos que podem pagar um tratamento pela rede particular. Os planos de saúde têm no máximo 21 dias para começar o tratamento contra qualquer tipo de câncer.


O câncer do colo do útero, o segundo tipo de tumor mais frequente entre mulheres, é responsável pelo óbito de aproximadamente 230 mil pacientes por ano no Brasil. No Acre dos 55,5% de mulheres com a doença, 31,5% sofrem com o câncer do colo de útero. 21,3% têm câncer de mama.


Com relação aos homens, o câncer de próstata atinge 22,5%. O segundo mais frequente é o câncer de estômago que atinge 7,3% da classe. Ainda segundo a direção do hospital do câncer em Rio Branco, 3.907 pacientes estão cadastrados e em tratamento. 200 prontuários podem ser cadastrados nos próximos dias.


Pacientes com câncer ou outra doenças graves tem o direito de sacar todo o fundo de garantia. Um exame de biopsia custa na rede particular, em média, R$ 300.


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido