Menu

Tião Bocalom lança candidatura a deputado estadual e cria ranhura dentro do partido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PSDB ainda nem contabilizou ganhos e perdas nas eleições municipais e já tem fortes problemas a resolver visando às eleições de 2014. A disposição de Tião Bocalom disputar uma vaga para deputado estadual mexeu com uma das principais lideranças do partido, o deputado estadual Major Rocha, principal idealizador e mantenedor da candidatura tucana à prefeitura de Rio Branco em 2012. Sem querer levar para o campo pessoal, o militar deputado reclama do anúncio prematuro feito por Tião Bocalom. “Precisamos corrigir falhas, uma delas é a falta de diálogo na construção de um plano partidário e não pessoal”, disse Rocha.


Se o lançamento prematuro da candidatura de Tião Bocalom ao parlamento toma rumos apropriados, isso o tempo dirá, mas a decisão incide sobre o futuro do partido que foi um dos que mais cresceu nas eleições municipais. O PSDB conseguiu triplicar o número de prefeituras e ampliar a quantidade de vereadores em todo o Estado. De olho nesse universo de eleitores, as principais lideranças montam suas estratégias.

Publicidade


A ranhura entre Bocalom e Rocha revela uma experiência fora das urnas e que começou no final das eleições de 2010. Eleito, Rocha passou a defender o nome do ex-prefeito de Acrelândia como pré-candidato dos tucanos a prefeitura de Rio Branco, uma cisma que chegou aos pés da Executiva Nacional com intervenções até hoje não reveladas.


O deputado nega que Bocalom seja um personagem criado por ele, “ele construiu o seu caminho de vitória”, afirma, mas reconhece seu papel decisivo na manutenção da candidatura de Tião Bocalom prefeito, deixando nas entrelinhas a sensação de surpresa vil quanto a possível candidatura de Bocalom ao parlamento estadual sendo um de seus principais concorrentes.


O que na ficção, seria a criatura contra o criador, na realidade é apenas uma sinopse do que será a eleição de 2014 para a oposição: desunião continua sendo a tônica entre os opositores da Frente Popular do Acre.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido