Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vitória em Manaus é aposta do PSDB contra Lula

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PSDB aposta hoje que Manaus, onde o ex-senador tucano Arthur Virgílio é líder nas pesquisas, será a principal vitória do partido contra o ex-presidente Lula e a presidente Dilma nesta eleição.


Pesquisa Ibope divulgada anteontem mostrava Virgílio com 68% dos votos válidos, contra 32% de Vanessa Grazziotin (PC do B).

Anúncios


Virgílio foi um dos principais líderes da oposição contra o governo Lula durante seu mandato de senador (2003-2010), tornando-se desafeto do ex-presidente. Em 2010, não conseguiu se reeleger ao Senado, perdendo justamente para Grazziotin.


Para impedi-lo de voltar a ter destaque no cenário nacional, Lula e Dilma participaram pessoalmente da campanha da candidata do PC do B. Lula chegou a dizer que, independentemente de qual fosse o candidato apoiado pelo PT, viria a Manaus para derrotar seu desafeto.


Como prefeito, Virgílio ganhará mais voz no PSDB.


Além de Manaus, os tucanos aparecem à frente em Belém e Teresina. No primeiro turno, venceram em Maceió.


Hoje, o PSDB tem apenas um prefeito de capital. Em 2008 elegeu quatro, mas três renunciaram para disputar outros cargos. O único que se manteve foi João Castelo, em São Luís. Ele disputa a reeleição em segundo turno, mas pesquisas apontam derrota.


O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi a Manaus na semana passada para comício de Virgílio, classificou a eleição na cidade como “a mais importante em disputa”.


“As eleições deste ano mostram a reinserção do PSDB e das oposições no Nordeste e Norte do país. Há um certo cansaço do PT nessas regiões”, afirmou Aécio.


Virgílio e Grazziotin protagonizaram uma campanha acirrada, cujo ponto alto foi uma suposta ovada ou cusparada que ela afirma ter recebido de um cabo eleitoral tucano. Virgílio disse que o episódio foi uma armação da candidata. A Polícia Federal investiga o caso.


Os ataques, porém, partiam com mais frequência da candidata do PC do B. Virgílio adotou um estilo “paz e amor” na campanha.


Virgílio evita alimentar o acirramento com Lula. “Dizer que será uma vitória contra fulano e beltrano seria apequenar a eleição e depreciar essas pessoas, com as quais não quero brigar”, disse.


Grazziotin disse que o resultado não terá relação com uma eventual desaprovação a Lula ou Dilma. “O povo sabe que quem faz uma política a favor dele é esse governo que está aí”, disse.


Da Folha online


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido