Menu

Pau de dois bicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A oposição está comendo banha, dançando de tamanco na maionese em Acrelândia, ao apoiar o candidato do DEM. O candidato a prefeito Jonas da Farmácia (DEM) fez um acordo por baixo dos panos com o deputado Jamil Asfury (PEN), que é uma espécie de seu guru, e o visita com bastante frequência no município, que lhe prometeu que, se vier para a FPA após a eleição, receberá em troca apoio do governo no futuro através de convênios. Em suma, o moço fará de conta que está na oposição até ser eleito e depois dará um chute em todos. Se é assim é melhor então o povo de Acrelândia votar logo no original, o candidato do PT, que votar no clone, o Jonas da Farmácia. Esse é o tipo de comportamento que não dá credibilidade política a ninguém. Na política séria não há lugar para quem acende vela para dois senhores.


E além disso?

Publicidade

O Fernando Melo (PMDB), além de dançar carnaval ao som da sua animada musiquinha e prometer “cuidar do que está bom e consertar o que está mal feito”, quais são seus projetos? O programa na televisão está redondo, mas não basta, tem que mostrar o que fará na PMRB.


Está terminando


A campanha está terminando e se desconhece os seus projetos para se for eleito prefeito.


Quebrando tabu


O governador Tião Viana tem conseguido quebrar um tabu político, a difícil transferência de votos. Vem conseguindo isso com grande eficiência em grande parte dos municípios, tirando candidatos do PT do fundo do poço e os colocando em igualdade de condições na disputa das prefeituras com os adversários. Se vão ganhar, aí é com as urnas.


Candidatura fortalecida


O candidato Rodrigo Beirute (PSDC), além do apoio de André da Farmácia, ex-deputado Roberto Filho, deputado Edvaldo Sousa (PSDC), ganhou mais um aliado: ex-vereador Valmir.


Votos cativos


Junto virá um apoio forte que, colocará a candidatura de Rodrigo Beirute (PSDC) mais para cima: o da família Machado, avalizado pelo patriarca Eliazer Machado, o Machado do Posto.


Fica com uma

Publicidade

O PSDC deverá eleger dois vereadores, e uma vaga, dificilmente, não fica com o Rodrigo.


Coisas da política


Josemir Anute, que tinha deixado a vice de Antonia Lúcia, inclusive, encaminhando um documento, não se sabe por qual milagre ele acabou voltando atrás e continua na chapa.


Aliança certa?


O senador Petecão (PSD) diz que, caminha para uma chapa em 2014: Petecão governador e Perpétua Almeida (PCdoB) senadora. Até agora não foi desmentido por ninguém do PCdoB. E de quebra causa um racha na oposição para as disputas de 2014.


Rifado por antecipação


Nesse caso, o deputado federal Gladson Cameli (PP), que pretende disputar o Senado, está sendo rifado por antecipação, acabando o seu sonho de ser o candidato único da oposição.


Justa razão


Sobram razões ao deputado federal Márcio Bittar (PSDB) quando diz que, com os dirigentes da oposição olhando para o próprio umbigo, sem um projeto, a derrota em 2014 é quase certa.


Escaramuças normais


 Os desentendimentos entre militantes dos principais partidos são normais em política. Até o momento essa é uma eleição que pode ser considerada como muito tranqüila.


Chegou de mansinho


Os medalhões da chapa do PT a vereador se cuidem, o candidato Marcelo Macedo (PT) chegou de mansinho, como quem não queria nada, e já está entre os que disputam com boa chance.


Não esperem


E ninguém espere o PT fazer mais que dois vereadores, essa é a lógica, fora disso é uma zebra.


Posição estável


A candidatura de André Hassem (PSDB) a prefeito de Epitaciolândia continua numa posição privilegiada estável. Fora isso é boato, versões de adversários e que, não refletem a verdade.


Mil votos


O deputado Astério Moreira (PEN) tem uma visão super otimista sobre a eleição para prefeito de Brasiléia: crê que, o candidato José Alvanir (PT), se elegerá com mil votos de vantagem.


Muito disputada


Outras fontes dão a eleição para a prefeitura de Brasiléia como sem um amplo favorito.


Eleição decidida


Fora um fato anormal, Jonas da Farmácia (DEM), ganha a eleição à prefeitura de Acrelândia.


Caiu na real


O Tião Bocalon (PSDB), enfim, descobriu ser candidato á PMRB e não agricultor, e parou de insistir na fantasia que, se eleito colocará arroz, feijão e verdura baratos na mesa do acreano.


Exemplo talhado


Bocalon é o exemplo talhado do candidato que começou a campanha como favorito para ganhar até no primeiro turno, e pelas burradas dos que o cercam, perdeu esse favoritismo.


Fiquem de olho!


Estão querendo armar para cima do Osmir Lima, por sua posição política pró-candidatura do PT na Capital, usando para isso, o seu filho Osmir Neto. A primeira armação montada falhou.


Tem que se molhar


O candidato à PMRB, Marcus Alexandre (PT), saiu do debate da ASSEMURB reclamando das perguntas agressivas dos adversários. É o jogo. A eleição não é para coroinha da Catedral.


Casa caiu


Ontem, foi um salve-me Deus, na prefeitura de Sena Madureira, tomada pelo MP e policiais na busca de provas de crime eleitoral, quem estava dentro não saia, e os de fora não entravam.


Velha jogada


É tradicional em toda eleição a prefeitura de Sena ser entupida de contratos temporários, só para pedir votos, mas dessa vez o MP acabou com a farra, checando os locais de trabalho.


Fazendo festa


A ação do MP ontem pela manhã foi o fato que dominou as conversas políticas na cidade. E com certeza trouxe prejuízo ao candidato Mano Rufino (PR), apoiado pelo prefeito Areal.


Nada sem provas


Choveram e-mails acusando um candidato a vice-prefeito do interior de pedofilia, mas como não veio prova alguma, não publico. Em época eleitoral é preciso cuidado para não ser usado.


Ganhou sobrevida


O prefeito de Taumaturgo, Praxedes (PSDB), que estava praticamente derrotada, segundo uma boa fonte deu uma boa recuperada nessa reta final e se manter o ritmo volta à disputa.


Entrou definitivamente


Na Capital, a velha fórmula do comício saiu de moda, mas nos municípios do interior, ainda serve para balizar como anda um candidato a prefeito perante os eleitores. Pois bem, o candidato Mazinho (PMDB), que era dado como morto, virou o jogo. Fez no fim de semana o maior comício da campanha. E se ganhar a eleição em Sena Madureira ninguém se admire.


Reposta de Nilson


A boa democracia recomenda e eu abro aqui espaço para a resposta do secretário Nilson Mourão sobre os haitianos:


Rio Branco, Acre, 17/09/2012


Luiz,


Sempre tive respeito por você e pelo seu trabalho diário na imprensa acreana.


De fato, como você relata o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, vem dando apoio humanitário aos imigrantes haitianos. Não só a eles.


Recentemente atendemos um peruano, um colombiano e um cubano. Essa é a orientação do Governador Tião Viana, orientação correta. É bom lembrar que hoje, os brasileiros que estão fora do Brasil mais ou menos nas mesmas condições, isto é, indocumentados, são aproximadamente 04 milhões.


A rota dos imigrantes haitianos, conduzidos pelos coiotes, é um problema mesmo, incluindo aí, como você observa, os custos. Nós do Governo do Acre, nos defrontamos com um fato consumado: haitianos acampados no município de Brasiléia. O que fazer? A deportação é prerrogativa exclusiva do Governo Federal. Passar fome, dormirem nas praças, ficarem abandonados, não pode ser a nossa resposta. Daí que sempre defendi atenção humanitária, pelos compromissos internacionais do Brasil, no âmbito dos Direitos Humanos. Mas, nesse ultimo caso, de ameaças de fazer refém ou praticar violência, já fui claro, que não iremos tolerar: chamaremos a Policia Federal. Lembro, por fim, que todos os nomes são checados pela Policia Federal/Interpol para permitir o seu ingresso.


Cordialmente,
Nilson Mourão
Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Acre


Por Luis Carlos Moreira Jorge


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido