Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pastor Paulo Machado pode ser processado e demitido do gabinete de Petecão por pregar voto contra o abor7o e casamento gay

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As aparições nos programa do candidato a prefeito de Rio Branco pelo PSDB, Tião Bocalom, pode trazer sérios problemas para o pastor Paulo Machado. O primeiro deles é uma Ação Penal impetrada pela Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), que considerou preconceituosa a fala do pastor que pregou voto contra os candidatos que apóiam políticas contra o abordo e o casamento gay.


O segundo problema: pessoas próximas do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) dão como certa a demissão do pastor do cargo de assessor parlamentar. O pastor Paulo Carvalho, segundo fontes ligadas a Petecão, teria traído a confiança do senador acreano ao participar do programa do tucano. Petecão é um dos idealizadores da candidatura de Fernando Melo (PMDB) a prefeitura de Rio Branco.

Anúncios


Leia também:
>>> Presidente da Associação de Homossexuais no Acre, desempregado tenta ganhar a vida como empregado doméstico


O senador não confirmou a demissão do pastor, mas silenciou ao ser perguntado por jornalistas se apoiava a decisão de Paulo Machado.



Veja o que Germano Marinho escreve em sua página do facebook sobre o posicionamento do pastor Paulo Machado:


A VOCÊ QUE É HOMOSSEXUAL (LÉSBICA, GAY, BISSEXUAL, TRAVESTI E TRANSEXUAL) DEFENDA A SUA CIDADANIA E NÃO VOTEM EM CANDIDATOS HOMOFOBICOS NESTAS ELEIÇÕES DE 2012


Ahac divulga nota em repúdio à homofobia registrada no programa de Bocalom


DEFENDA A CIDADANIA, VOTE CONTRA A HOMOFOBIA


A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, traduz claramente em seus artigos o respeito pela dignidade da pessoa humana, reconhecendo que a liberdade, a justiça e a paz no mundo é inerente a todos os membros da família humana, e que todos têm direitos iguais e inalienáveis, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.


É necessário que aja a compreensão comum de que esses direitos e liberdades são da mais alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso de preservar a dignidade da pessoa humana. Assim é importante salientar a luta constante da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC) contra qualquer tipo de discriminação à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, entre elas, declarações homofóbicas lançadas por alguns candidatos a mandatos de vereadores (as) e prefeitos (as) neste pleito de 2012.


Tais candidatos, como no exemplo do Programa Eleitoral do Tião Bocalom (PSDB), a prefeito de Rio Branco, capital do Acre, com o objetivo único de angariar votos dos cidadãos evangélicos, vêm utilizando os meios de comunicação para incitar através de seus discursos o preconceito contra os homossexuais. Esse tipo de atitude somente contribui para licenciar direitos civis de uma população que sofre discriminação por sua orientação sexual.


O direito de manifestar opiniões contrárias é garantido, mas determinados posicionamentos de cunho unicamente discriminatórios aumentam ainda mais o preconceito contra cidadãos LGBTs. Essas atitudes remetem a uma verdadeira inquisição, lançando cidadãos aos guetos e consequentemente à marginalização.


Negar direitos aos cidadãos LGBTs é uma atitude comparada ao apartheid. Quando determinados candidatos pregam que são a favor da vida, refletimos: que defesa será essa que tanto pregam, pois não manifestam o mínimo esforço para reconhecerem os direitos civis da população LGBT? Como por exemplo, aprovar o projeto de lei nº 1.151/95 que garante a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo e o PLC122/2006 que criminaliza a homofobia no Brasil. Está comprovado que tais posições fundamentalistas e reacionárias têm contribuído para aumentar as estatísticas no Brasil, que resultam em dados assustadores: a cada dois dias um homossexual é assassinado barbaramente com requintes de crueldade em nosso país, segundo fonte do Grupo Gay da Bahia.


Com tantos avanços, no Acre, no Brasil e no Mundo é contraditório que possamos ter posicionamentos retrógrados, com a única finalidade de discriminar e afetar a vida de pessoas, simples cidadãos, que pagam seus impostos e lutam apenas para terem direitos iguais, nem mais, nem menos.


A favor da vida, do respeito, da diversidade e dos direitos humanos é que devemos nos focar em candidaturas progressistas, que fomentam a laicidade do Estado. Para tanto, respeitamos as opiniões contraditórias, todas as religiões e seus dogmas, mas não iremos aceitar o preconceito e a intolerância que gera a violência.

Anúncios


Os eleitores não podem e nem devem ser a favor de candidaturas oportunistas. Neste sentido, a AHAC repudia qualquer tipo de declaração de teor homofóbico, que nada agrega na democracia.


A população precisa de candidaturas que respeitem a dignidade da pessoa humana, aquelas que se pautarão pelas ações em prol da comunidade, garantindo programas que beneficiem a todos. Não queremos o exemplo de popularidade semelhante à de Adolfo Hitler, que além de ter negado direitos, perseguiu, matou e dizimou milhões de pessoas entre judeus, homossexuais, negros, mulheres e crianças.


Diretoria da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC)


Veja programa no qual Paulo Machado critica apoio ao aborto e ao casamento gay:


http://www.bocalom45.com.br/programa-eleitoral-videos


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido