Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em desabafo público, professor da Ufac denuncia burocracia da saúde do Acre para obter medicamento de uso continuo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Professor de Lingua Inglesa da Universidade Federal do Acre, José Janilson, usou a sua conta no facebook para relatar o seu drama nas redes sociais. Tendo a necessidade de tomar um medicamento de uso continuo por causa de problemas em seu coração, o professor afirma que recebeu uma receita medica de um cardiologista pedindo para que ele buscasse um determinado remédio. Ao procurar o sistema publico de saúde a medicação não estava disponível.


Janilson faz um apelo as autoridades do Estado do Acre: “O medicamento é de uso contínuo. Explicando mais claramente – é para eu tomar até o fim da minha vida. Tem mais: é para ajudar meu coração e meu cérebro continuarem funcionando até eu morrer. Alguns ainda não sabem, mas alguns seres humanos nascem com apenas UM CORAÇÃO. Outros não têm. Rins são dois; pulmões são dois. Mas, coração é só um”, explica o professor.


Confira o relato do professor na integra:

Anúncios


“Imagine que você é uma pessoa que precisa de assistência médica, social, e judicial porque você tem marca-passo e tem problemas cardíacos serríssimos.


Do lado médico, você recebe uma receita – Ato Médico – do cardiologista (com mais de 30 anos de trabalho) determinando que você tome um remédio para o seu coração continuar batendo ainda razoavelmente bem;


Do lado social, você procura auxílio das autoridades do estado do Acre, e percebe a má vontade de lhe ajudarem, e até a disposição para embargarem o seu acesso a algo garantido pela Constituição de 1988 – a Saúde; ainda, nesse campo, uma profissional farmaceutica, com menos tempo de atividade do que o médico, no ramo saúde, ignora o Ato Médico, seus 30 e poucos de atividades, e sugere mudar o medicamento sem saber minimamente o comparativo entre os medicamentos; de forma irresponsável ainda colhe dados de um portal não especializado, da rede mundial de computadores;


Do lado judicial, você não obtém êxito por conta da interpretação da magistrada em, também ignorar o Ato Médico – a Receita – e determinar a extinção do processo por achar que o Juizado não tem ‘competência’ para julgar que o estado deva fornecer o medicamento sem questionamentos, nem julgamento do mérito.


O medicamento é de uso contínuo. Explicando mais claramente – é para eu tomar até o fim da minha vida. Tem mais: é para ajudar meu coração e meu cérebro continuarem funcionando até eu morrer. Alguns ainda não sabem, mas alguns seres humanos nascem com apenas UM CORAÇÃO. Outros não têm. Rins são dois; pulmões são dois. Mas, coração é só um.


É muito mais interessante ao Estado do Acre me manter vivo. Tenho um salário razoável – sou professor de língua inglesa na UFAC. Se eu morrer, o estado do Acre perde uma fonte de receita maior do que me concedendo o remédio.


Mas, eu sou Ateu. Não tenho mais fé em coisa alguma.


Não sou do PT. Aliás, eu odeio esses imbecis presunçosos, e metidos a besta.


Eu já não sei a quem recorrer.


Eu espero que leiam, mas não preciso que tenham dó de mim. Há muitas pessoas nesses estado do Acre – mais de 250 – que usam marca-passo e precisam de ajuda.


A hora de ajudar é agora. Depois de morto, nada mais serve”.


Solidariedade


De: Suráia <suraia_kallid@hotmail.com>
Assunto: solidariedade

Anúncios


Corpo da mensagem:
venho manifestar solidariedade ao meu colega de Faculdade Janilson. Estudamos juntos na Ufac mais ou menos uns vinte anos atrás e estou passando um problema semelhante ao dele, só que no meu caso de fornecimento de medicamentos a justiça responsabilizou o Estado que não cumpriu a decisão judicial há algum tempo. De lá prá cá padeço sem a devida medicação e se pudesse ajudaria materialmente meu colega, mas como estou nessa situação venho me solidarizar a ele e dizer que todo o nosso Rio Branco está padecendo com esse caos na saúde. Está na hora de tirar esses irresponsáveis do pt do domínio do nosso Estado e assim esperarmos que melhore em outras mãos.
Suráia


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido