Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com notas abaixo da média no Ideb, municípios do Acre são notificados pelo TCE por não investir na Educação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Capixaba Joais da Silva Santos (PT) foi notificado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que adote providências necessárias à recomposição dos gastos mínimos com a educação, onde devem ser empregados pelo menos 25% dos recursos.  Além disso, o gestor deverá providenciar a inserção dos dados no Sistema de Coleta de Dados Contábeis e Fiscais dos Entes da Federação e cientificar ao Conselho Municipal de Educação sobre o resultado da análise acerca do valor aplicado na Educação.


A notificação ocorre dias após o Ministério da Educação divulgar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2011, o município ficou com nota 3.9 (abaixo da média nacional) e regrediu em relação a 2009, quando alcançou a pontuação correspondente a 4.1.

Anúncios


Outro prefeito petista notificado é José Brasil, de Santa Rosa do Purus. Segundo o TCE, foi verificada “tendência desfavorável ao cumprimento das metas de investimentos com manutenção e desenvolvimento do ensino e com remuneração dos profissionais do magistério da educação básica”.


O alerta do órgão fiscalizador talvez explique por que a rede pública de ensino pouco avançou nesse município, que ficou com nota 3.2 no Ideb. Na avaliação anterior, Santa Rosa alcançou a nota 3.1.


O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. A expectativa para os últimos anos do ensino fundamental, referentes ao 6º, 7º, 8º e 9º anos, é de que o índice chegue a 5,2 pontos daqui a nove anos.


Da redação de ac24horas
Rio Branco-AC


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido