Menu

Cinco mil veículos roubados podem estar circulando no país com documentos furtados do Detran no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com


A apreensão de um veículo com Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) fraudado, nesta quarta-feira (18), pela Polícia Rodoviária Federal pode desvendar um esquema que utiliza documentos falsos para “esquentar” carros roubados no Brasil. O CRLV apreendido faz parte de um lote furtado no Departamento Estadual de Trânsito do Acre, em julho do ano passado.

Publicidade

O esquema estaria sendo investigado pela Operação Tentáculos, que prendeu em Rio Branco 27 pessoas acusadas de falsificar carteiras de habilitação. A quadrilha não agia apenas no Acre, mas dentro de outros Detrans espalhados no país.


A Polícia Civil acriana, que comandou a Operação, mantém o assunto em sigilo. A assessoria de comunicação do Detran no Acre também está orientada a não fornecer qualquer informação à imprensa já que o processo corre em segredo de justiça.


O referido lote continha em torno de cinco mil documentos de CRLV. A partir da apreensão de um veículo legalizado em Minas Gerais há indícios de que os documentos estão servindo para “esquentar” veículos roubados não só no Acre, mas também em outros estados.


A quadrilha, de posse dos documentos roubados, e com a ajuda integrantes que  agem em outros Detrans, tinha mais facilidade de certificar veículos roubados em qualquer parte do país.


Após descobrir a fraude, a diretora do Detran no Acre, Sawana Carvalho, imediatamente teria mandando instaurar inquérito administrativo na autarquia, mas como os resultados não foram satisfatórios, entregou o caso á Policia Civil que deu início a Operação Tentáculos. Todos os envolvidos presos até agora  vão responder o processo em liberdade.


O CRLV é um documento obrigatório de licenciamento e com ele, qualquer veículo devidamente cadastrado pode circular normalmente em todo o Território Nacional como sendo absolutamente legalizado.


Dependendo do número final da placa, cada lote de CRLV confeccionados pela Casa da Moeda do Brasil, contém entre mil e cinco mil documentos de licenciamento de veículos, número esse dependendo de cada estado e qual autarquia o lote será destinado.


Operação Tentáculos continua


A assessoria de comunicação da Polícia Civil no Acre, mesmo mantendo o caso sob segredo de justiça, confirmou à nossa reportagem que as investigações da Operação Tentáculo ainda não foram concluídas com a prisão das 27 pessoas acusadas de participar no bando, tendo em vista há suspeitas de que a quadrilha tenha ramificações em outros estados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido