Menu

Informações falsas levam famílias do Antimary a realizar protesto na Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As 43 famílias da Floresta Estadual do Antimary que ocuparam durante a tarde de ontem a Assembleia Legislativa (Aleac), se reuniram no auditório da Fetacre na manhã desta quarta-feira, 04, com o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comercio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, com o Deputado Estadual Eduardo Farias (PCdoB) e o presidente da Fetacre, Manoel Cumaru.


Os moradores alegavam que ocuparam a Aleac, porque surgiram comentários na comunidade, de que os mesmos seriam expulsos de suas propriedades com a força policial. “Essa noticia se espalhou de um jeito, que teve gente que nem conseguiu dormir a noite, outros até saíram de suas casas com medo”, relatou o extrativista Luzenir Damasceno.

Publicidade

Essa informação errônea causou desespero nos moradores que não esperaram acontecer à reunião que já estava marcada para esta semana com a equipe da Sedens, na sede da UGAI do Antimary, e resolveram de imediato procurar as autoridades.


Durante a reunião o secretário Edvaldo deixou claro que, o que estava valendo era o que havia sido pactuado anteriormente com os moradores. “Durante as duas reuniões que nós tivemos nos meses de maio e junho, nós deixamos bem claro, que somente iria sair da área, quem não se enquadrava no perfil de extrativista ou de agricultura familiar. Os demais, que se enquadram em outros tipos de atividades iriam ser assentados em Projetos de Assentamentos do INCRA, mas enquanto isso iriam permanecer na comunidade, aguardando serem assentados. Em nenhum momento falamos que iríamos expulsar algum morador”, esclareceu.


No final da reunião ficou acordado com os moradores, que no sábado, 07, o secretário Edvaldo Magalhães e a equipe da Sedens, acompanhados de um representante da Fetacre estarão na comunidade conversando com todos os moradores e visitando residências para definir quem de fato, quer permanecer na Floresta do Antimary ou prefere ser assentado em Projetos de Assentamentos do INCRA.


Desde o mês de março quando o secretário Edvaldo Magalhães assumiu a gestão das Florestas Públicas, que reuniões mensais estão sendo realizadas tanto na Floresta Pública do Antimary, como no Complexo de Florestas do Rio Gregório.  Essas reuniões contam sempre com a presença dos moradores, onde debatem e encaminham propostas de melhorias para a comunidade.


Jaqueline Teles, da assessoria da Sedens


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido