Agentes de endemias denunciam pagamentos ilegais, perseguição de desvio de função na Secretaria Municipal de Saúde

05/06/2012 16:06:15

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.co[email protected]

Um grupo de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde recorreu hoje aos vereadores da capital em busca de apoio para os problemas ex- função que estão enfrentando no setor de Vigilância Epidemiológica.

Eles denunciaram desvio de função, pagamentos ilegais e perseguição a alguns colegas, fatos que segundo eles, vem acontecendo desde o ano passado. antes de ir á Câmara, os agentes haviam protocolado a denuncia no Ministério Público Estadual, e agora buscam o apoio dos vereadores.

A denuncia no MPE foi assinado por Daniel Cavalcante Braga, e endossada por Ziad da Silva Mota e Galileu Filgueiras. Os agentes relataram que a atual gestão da SEMSA colocou “na geladeira”um grupo de quinze agentes, que receberam treinamento especifico para atuar no combate a leshimaniose, malária e outras doenças tropicais, mas que foram designados para atuarem em outros setores.

“Tem um colega nosso que foi obrigado a trabalhar de vigia no barco da secretaria. Nos estamos trabalhando em atividades institucionais, quando na verdade deveríamos estar no realizando o trabalho de campo”, denuncia Ziad Mota.

Segundo os agentes de endemias pelo trabalho de campo, cada profissional tem direito a uma gratificação, que continua sendo paga, mas para um grupo de “apadrinhados”, que não atua na zona rural.

Com a retirada dos agentes do trabalho de campo, o trabalho de combate e prevenção da leshimaniose, por exemplo, parou, e há registros de epidemias da doença na região da transacreana.

O secretário de saúde do município, Osvaldo Leal, foi procurado pela reportagem para comentar a denuncia, mas sua assessoria de imprensa informou que ele estava ministrando uma palestra e não poderia atender a reportagem.


Notícias Acre Classificados AC

Leia o post anterior:
Prefeitura de Rio Branco prorroga prazo para pagamento do IPTU 2012 com desconto

A prefeitura de Rio Branco prorrogou o prazo para pagamento do IPTU 2012, com desconto. Os moradores da capital terão...

Fechar