Menu

Perpétua pede inclusão de 3 cidades do Acre no Enem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) interviu politicamente, na manhã desta quinta-feira, para que as provas do Exame Nacional de Ensino Médio sejam aplicadas nas três cidades do Acre onde o ENEM não chega em razão da dificuldade de acesso.  Ao Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC que gere o exame, a deputada lembrou que a democratização do acesso à universidade pública é uma bandeira histórica defendida pelos movimentos sociais e, ao deixar de ir até os estudantes, isso pode ser visto como exclusão.


Para justificar o seu pedido, Perpétua lembrou que Jordão, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus se encaixam nos critérios do MEC para incluir novos municípios no Enem.

Publicidade

Em Jordão, por exemplo, cidade com o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, registra 286 jovens aptos a fazerem o Enem. Mas para participarem do exame, eles seriam obrigados a desembolsar, cada um, R$ 600,00 em passagem aérea ida e volta até Tarauacá, o local de provas mais próximo.  Por barco, a viagem levaria até 6 dias. Situação parecida enfrentam os estudantes que moram em Marechal Thaumaturgo, outra cidade fora dos planos do Enem. Em Santa Rosa do Purus, a dificuldade aumenta: até Sena Madureira, a viagem dura uma semana de barco.


O diretor do Inep para Avaliação da Educação Básica, Alexandre André, informou que as particularidades apresentadas pela deputada já foram encaminhadas para uma “análise prioritária”. Ele disse que o Ministério da Educação dará respostas em dez dias e sinalizou positivamente para, na pior das hipóteses, incluir as três cidades na próxima edição do ENEM.


“Há duas cidades que incluímos nestas mesmas circunstâncias”, disse ele referindo-se a Novo Progresso (PA) e Tapaua (AM). “O Acre tem as mesmas chances”, concluiu.


Por meio de requerimento, a deputada comunicou a situação ao ministro Aloízio Mercadante (Educação), a quem reforçou o pedido de um estudo a curto prazo para incluir as três cidade acreanas possivelmente na edição do Enem deste ano. “Seria ótimo para estes jovens poderem fazer as provas em novembro. Espero de coração que a respostas seja positiva. A exclusão, na área do ensino básico, especialmente, não é boa para um pais que cresce e vem melhorando seus indicadores sócio-econômicos”, disse a deputada.  Perpétua pede o envolvimento dos prefeitos e vereadores dos três municípios e deu início a uma campanha nas rádios incentivando os alunos a fazerem as inscrições até o dia 15 de junho, prazo limite estipulado pelo MEC.


União de todos


Informado da novidade pela própria deputada, o secretário de Educação do Acre, Daniel Zen, elogiou a iniciativa da parlamentar que irá acionar os demais deputados e senadores do estado. Ele propõe uma corrente positiva por meio das redes sociais. “Nós tentamos no ano passado. Infelizmente, não conseguimos”, lembrou o secretário.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido