Menu

TV e geladeira são os bens duráveis predominantes nos lares do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Edmilson Alves,
Da redação de ac24horas
edmilsonacre@yahoo.com.br


De acordo dos dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados no final de semana, os bens duráveis que predominam nos lares acrianos são as geladeiras (167.166) e os aparelhos de televisão (166.230). O aparelho de rádio ocupa a terceira posição (115.856).

Publicidade

Máquina de Lavar x Computador


Ao menos 48.800 lares declararam possuir máquina de lavar, enquanto 46.753 confirmam haver microcomputadores –  destes, 36.645 possuem acesso à Web.


Para o lojista Isaque Nascimento, o preço e a praticidade da máquina de lavar explica a presença superior ao uso de computadores. “Mas acredito que a venda de microcomputares podem superar as máquinas em razão da existência de inúmeras vantagens que tem barateado o produto. Juros em queda, longos prazos para pagar, aumento da renda, consumo e principalmente a concorrência das lojas que vendem pela Internet”, afirma.


O sexto bem durável mais presente nas residências do Acre é a motocicleta, 46.293 seguido do automóvel com 40.029.


A pesquisa exclui bens de empresas, governos e outras organizações.


Terra dos iletrados: 57% dos acrianos não concluíram a 8ª série do fundamental, revela IBGE


Os números são alarmantes, 331.067 (do total de 573.909) acrianos acima de 10 anos de idade se quer conseguiram concluir o mais básico da etapa escolar, o Ensino Fundamental – que fecha seu ciclo com a 8ª série. É o que mostra o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados na última sexta-feira.


As pessoas que ocupam este patamar, em geral, não sabem ler e/ou escrever – ou sabem de forma insipiente. Para o professor de Língua Portuguesa Sandro Duarte: “Estar analfabeto funcional é estar excluído da cidadania. Essas pessoas são pouco capazes de compreender os mecanismos sociais que constituem as sociedades contemporâneas. Elas podem estar incapazes, por exemplo, de conhecer o real valor de um voto em uma eleição para prefeito de sua cidade”, afirma.


O professor acredita ainda que o número de ‘semi-letrados’ pode ser ainda maior que o revelado pelo IBGE, “muitos dos que oficialmente concluíram a 8ª série não sabem de fato, o conteúdo mínimo exigido, são apenas reflexos de programas governamentais com o objetivo de minimizar as péssimas estáticas”, conclui.


Oficialmente, os que conseguiram terminar a 8ª série sem que ainda tenham fechado o Ensino Médio somam 91.166. Os concludentes do Ensino Médio são 113.580. Apenas 33.550 pessoas concluíram o Ensino Superior, outros 4.547 têm nível de escolaridade indeterminados.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido